Mindful eating: o que é, quais os benefícios e como praticar?

  • Mindful eating: conhecendo os ideais da prática
  • Quais os benefícios esperados?
  • Como colocar em prática?

Você já ouviu falar de mindful eating? O conceito é recente para algumas pessoas, mas tem ganhado popularidade a passos largos. A ideia embora seja desconhecida para muitas pessoas, deve ser algo buscado por todos nós.

Você sabe o que significa o mindful eating? Aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre o conceito, os seus benefícios e como colocar o mindful em prática.

Conhecendo principalmente alguns de seus benefícios (e a lista é bem extensa) você vai querer começar colocá-lo em prática hoje mesmo.

No que consiste o conceito de mindful eating

O conceito de mindful eating ganhou popularidade ao longo do tempo, mas ainda assim há muitas pessoas que apresentam uma série de dúvidas sobre o que o termo engloba e ao que se refere.

Quando buscamos pela conceitualização do termo o mind eating o mesmo envolve a consciência plena ao momento presente no que se refere ao instante em que a refeição ocorre.

Em outras palavras, diz respeito a se conectar inteiramente ao momento da sua refeição através da atenção plena.

Veja, olhe ao redor em um momento de refeição. Quantas não são as pessoas que enquanto comem aproveitam para atualizar as redes sociais, responder às mensagens ou conversar sobre aquele assunto chato do trabalho?

Infelizmente perdemos muito da capacidade de nos ater especialmente ao momento da nossa refeição e de nos conectarmos com ele. Através do mindful eating nos reconectamos com esse instante. O ato de se alimentar ganha um novo significado que nunca deveria ter perdido.

Através da técnica aplicada a sua alimentação você experimenta durante a refeição um misto de sensações, sabores, aromas, cores, texturas e até mesmo sons que fazem com que você estabeleça ou restabeleça um novo significado para o momento.

Quais os benefícios da prática?

mindful eating

Quando falamos sobre aplicar a consciência plena ao momento da sua refeição, muito comumente você deve se questionar sobre quais os benefícios da prática. A atenção plena ao momento da refeição proporciona uma série de benefícios importantes para a sua saúde e para a sua qualidade de vida.

Por exemplo, com o mindful eating se faz possível identificar mais claramente os possíveis gatilhos emocionais que levam o paciente a comer desregradamente. Veja, com a adoção das técnicas do mind você poderá mais facilmente identificar eventuais gatilhos emocionais que possam levar o indivíduo a comer de maneira descontrolada.

A identificação destes gatilhos auxilia na intervenção assertiva quanto as medidas que possam de fato contorna-los dando ao paciente mais qualidade de vida e bem-estar. E por falarmos em qualidade de vida, o mind possibilita que o seu adepto se alimente com mais qualidade e também com mais saúde.

Com atenção plena a sua alimentação dificilmente você optará por alimentos tão prejudiciais para o seu organismo, ricos em sódio, calorias e gorduras ruins.

Outro benefício observado com a adoção da atenção plena a alimentação plena diz respeito principalmente ao gerenciamento das emoções. Por exemplo, quando você entende e consegue administrar as suas emoções para além das suas escolhas alimentares você passa a ter um controle muito maior sobre o que sente e igualmente como lidar com isso além da comida.

Como colocar o mind em prática?

mindful eating

Se interessou em como colocar a alimentação consciente em prática? Você pode começar gradativamente. Isso até atingir a plena consciência ao momento presente. Para começar se desconecte totalmente sobretudo durante as suas refeições. Esse deve ser o primeiro passo. Nada de aparelhos eletrônicos a mesa. Nada de celulares, tablets, notebook, televisores, nada.

Feito isso, passe a comer sem pressa. Encare o seu alimento e sobretudo tente aproveitar cada mordida, realmente tentando estabelecer uma conexão entre cada garfada.

Esse acaba sendo o melhor começo. Cada refeição é uma experiência única. Dessa forma, ela deve vir a ser encarada assim.