Compras por impulso: dicas para evitá-las

  • Para evitar compras por impulso conheça suas necessidades
  • Pesquise antes de comprar
  • Evite o efeito manada e controle seu orçamento

Quando você identifica que as compras por impulso são as principais responsáveis pelo seu desequilíbrio financeiro, se não as únicas responsáveis e são elas igualmente as compras que te fazem fechar no vermelho você vai querer arrumar uma forma de evitá-las ao máximo. Segundo dados estimados há cerca de sessenta por cento de família brasileiras que se encontram hoje endividadas.

Leia mais

Usos do amaciante que vão te surpreender

Hérnia de disco: o que é e como prevenir o quadro

De fato resistir as compras por impulsividade não acaba sendo uma tarefa fácil, sobretudo por conta da publicidade que sempre nos vende a ideia de que precisamos de algo, que nos falta algo e que seremos felizes com a aquisição de algo.

Se você ainda felizmente não percebeu da pior maneira o risco das compras por impulso saiba que esse hábito pode acabar a longo prazo além de resultar no endividamento, acabar comprometendo as chances de você realizar metas realmente importantes de sua vida.

Para evitar comprar por impulso veja as dicas que separamos especialmente para você abaixo e comece a reassumir o controle de suas finanças de modo a conquistar aquilo que realmente importa para você.

Compras por impulso: conheça suas reais necessidades

Muitas das pessoas que cedem ao hábito de comprar por impulso desconhecem suas reais necessidades para aquele momento. Mas como assim? Você deve estar se perguntando isso nesse momento. A questão é que o autoconhecimento acaba sendo a resposta para muitos dos problemas de nossa vida e nesse caso não seria diferente. As compras por impulso podem ser evitadas com autoconhecimento.

Antes de adicionar simplesmente um produto ao seu carrinho se questione sobre a real necessidade dessa compra, ou seja, se você precisa efetivamente daquilo naquele momento. Determinar quais são os seus gastos básicos também pode te ajudar a criar uma lista de necessidades com base em uma lista de prioridades.

Pesquise antes de comprar qualquer coisa

compras por impulso

Os preços dos produtos no Brasil variam bastante de uma loja para outra e sobretudo de um período para o outro, então antes de simplesmente comprar algo na primeira loja que você tenha encontrado pesquise bastante. Isso ajuda a reduzir as compras por impulso uma vez que você terá um tempo para pesquisar e isso te manterá distraída.

O ideal mesmo acaba sendo que você além de pesquisar em outras lojas espere um tempo para comprar, principalmente se você conseguir identificar que não é algo que você precisa naquele momento.

Compras por impulso são motivadas pela emoção

compras por impulso

Se você teve um dia difícil é esperado que você busque por atividades prazerosas para tentar se sentir melhor. E afinal, quem não se sente melhor comprando algo que gostou? Todavia evite sair as compras ou mesmo acessar sites de compras em dias realmente estressantes, ou exaustivos. A tendência é que você gaste bem mais do que pode e até mesmo acabe se endividando.

Evite qualquer tipo de possibilidade de compra no calor da emoção. As chances de comprar por impulso serão reduzidas.

Evite o efeito manada

compras por impulso

O efeito manada acaba sendo muito comum. Da mesma forma pode seriamente comprometer o seu orçamento. O mesmo consiste na prática de comprar algo porque todos estão falando sobre ou mesmo comprando um determinado produto. Às vezes, esse produto adquirido nem mesmo faz parte da realidade socioeconômica de quem o consome. E isso acaba resultando em um endividamento ainda maior.

Para evitar o efeito manada o ideal acaba sendo que pessoas com tendência a compras por impulso evitem sair para realizar compras com outras pessoas.