Hérnia de disco: o que é e como prevenir o quadro

  • Conhecendo a hérnia de disco
  • Quais são os sintomas envolvidos
  • Maneiras de prevenir o seu aparecimento

Infelizmente a dor nas costas é um quadro comum que se não afetou vai afetar em alguma fase da vida cerca de oitenta por cento da população. O pior é que embora comece pelas costas esse quadro pode acabar se estendendo para os braços e igualmente para os membros inferiores. Cerca de dois porcento acabam desenvolvendo um quadro ainda mais grave chamado de hérnia de disco, vamos conversar sobre isso?

Leia mais

Usos do amaciante que vão te surpreender

Maus hábitos que podem prejudicar a sua pele e sua autoestima

Você já deve ter ouvido em algum momento a expressão “hérnia de disco”, mas você sabe o que ela significa e o melhor como pode adotar hábitos simples para evitar que ela apareça? Não? Então esse texto foi feito especialmente para você.

Entendendo a hérnia de disco

Hérnia de disco
Para entendermos a hérnia de disco precisamos imaginar que cada órgão do nosso corpo ocupa uma determinada cavidade ou recipiente e está devidamente alocado ali. Em outras palavras é basicamente como um copo de água que não está nem tão cheio, nem tão vazio.

Quando a hérnia ocorre acaba sendo como se este órgão simplesmente rompesse com as limitações da sua cavidade extravasando-a. No caso da hérnia de disco esse órgão rompe a sua cavidade e começa a comprimir os nervos e isso acaba gerando um quadro de dor ao seu portador.

Além da dor também são comuns ao quadro formigamento e a perda progressiva da sensibilidade seja nos membros inferiores ou posteriores ao local da lesão. A hérnia de disco consiste em uma lesão para a coluna.

Felizmente com a adoção de algumas atitudes simples se faz possível prevenir de maneira eficaz que a hérnia se desenvolva. Lamentavelmente alguns indivíduos possuem predisposição e nesses casos acaba sendo mais difícil, mas ainda assim a adoção dessas atitudes ajuda a evitar o quadro.

Hérnia de disco: Mantenha a sua postura alinhada

Hérnia de disco
Sempre que mantemos nossa postura totalmente incorreta e desalinhada estamos contribuindo principalmente para aumentar as chances de desenvolvimento de um quadro de hérnia. Isso ocorre porque a má postura pode acabar gerando uma pressão anormal nos discos da coluna e dessa maneira favorecer o seu rompimento.

O rompimento destes discos acaba sendo o que dá origem a hérnia de disco e todo o quadro de dor. Por isso sempre busque manter a postura alinhada mantendo a pressão nos discos de maneira equilibrada.

Cuidado ao carregar pesos


Quando você carrega peso de maneira esporádica não há problema nisso. Mas seja por conta da sua atividade profissional ou de outras questões relacionadas caso você carregue muito peso se faz necessário uma atenção especial quanto a sua coluna.

Se o carregamento de peso é diário ou por longos períodos pode acabar gerando um rompimento do disco invertebral ocasionando a hérnia de disco. Justamente por conta do período em que o peso será carregado que se faz extremamente importante verificar o peso das mochilas das crianças, por exemplo, bem como de adolescentes e adultos.

O indicado acaba sendo que o peso máximo transportado não ultrapasse dez por cento do peso de seu portador.

Pare de fumar para evitar a hérnia de disco

Sabemos que o cigarro pode causar diversos problemas para a nossa saúde. A hérnia de disco acaba sendo sobretudo apenas mais uma delas. O hábito de fumar diminui progressivamente a presença de vasos sanguíneos que nutrem o disco invertebral.

Um disco invertebral que não recebe adequadamente nutrientes se torna mais frágil do que um disco saudável de um não fumante. Dessa maneira esse disco está mais propenso ao aparecimento de lesões como a hérnia, por exemplo.