Sinais de alerta para depressão que merecem atenção

  • A depressão não é uma coisa da cabeça de ninguém
  • A doença causa alterações nos neurotransmissores do cérebro
  • O que fazer se notar alguns sinais de alerta para depressão?

Sabemos que a depressão consiste em um quadro muito difícil e doloroso para seus portadores. Saber que se trata de uma doença pode ajudar a identificar um caminho para resolver o “problema” e igualmente se curar. Por isso é importante estar atento quanto aos sinais de alerta para depressão que podemos manifestar.

Leia mais

Doenças comuns no calor e como se prevenir

Dieta detox: conheça ela que promete otimizar a limpeza corpo

Identificar os sintomas da depressão não acaba sendo nada fácil uma vez que podem acabar passando despercebidos. Muitas vezes os sintomas da depressão podem acabar sendo confundidos como excesso de trabalho, cansaço normal das inúmeras atividades que realizamos em nosso dia a dia, ou ainda estar perdido quanto as inúmeras possibilidades da vida. Mas o fato é que os sintomas do quadro vão muito além disso e saber identificar os seus sintomas vão permitir que o tratamento seja mais rapidamente identificado, ou seja, evita dessa forma que o quadro evolua.

Sinais de alerta para depressão

A depressão consiste em uma doença que ouvimos muito falar, mas que infelizmente conhecemos pouco e temos muito preconceito, infelizmente.

Embora haja muito preconceito em relação à depressão em si, ela se faz uma doença de fato, uma vez que causa alterações em nossos neurotransmissores. Em outras palavras, não é algo da sua imaginação, pelo contrário.

A depressão pode advir de uma série de fatores como traumas, condições genéticas, abusos e até mesmo como um efeito colateral adverso do uso de medicamentos fortes.

Dentre os principais sinais de alerta para depressão estão o cansaço excessivo. Quando se está em uma rotina realmente puxada acaba sendo normal viver cansado. Todavia, no caso dos indivíduos acometidos com a depressão eles se sentem cansados e indispostos até mesmo para as atividades que antes lhe eram prazerosas. Isso acaba sendo uma característica bem marcante da doença.

Além disso, outra característica muito presente da doença que acaba sendo um dos sinais de alerta para depressão é a sensação de tristeza que não passa.

Sentimento de tristeza permanente

sinais de alerta para depressão

Sabemos que a tristeza consiste em um sentimento natural da vida, mas na depressão ela nunca vai embora persistindo por tempo indeterminado.

Por isso se você está se sentindo triste ininterruptamente por mais de quinze dias sem nenhum acontecimento marcante para tal (como luto, por exemplo), atenção.

Pessoas que estão sofrendo com a depressão também tendem a mudar de humor rapidamente sendo isso uma característica marcante do quadro igualmente.

Mudanças no sono e no apetite também podem acabam sendo notadas em pessoas que sofrem com a depressão. Quando o cérebro está desequilibrado pela depressão acaba sendo normal que hajam alterações nos padrões de sono e igualmente no apetite. Essas alterações podem englobar, por exemplo, insônia e falta de apetite ou ainda dormir por longos períodos e comer muito.

Todos estes são sinais de alerta para depressão que merecem atenção.

Aqui vale uma ressalva interessante de que eles não necessariamente vão se apresentar juntos, ou seja, se faz possível que um indivíduo tenha um sintoma, mas não apresente o outro, por exemplo.

O que fazer se identificar esses sinais?

sinais de alerta para depressão

Se você identificar esses sinais em você ou perceber que um amigo ou conhecido está manifestando esses sintomas, indique ou procure a ajuda de um psicólogo, ou psiquiatra. Isso acaba sendo fundamental para que um tratamento seja iniciado o quanto antes de modo que o quadro seja controlado.

Para você que conhece alguém que está passando por isso, se faz necessário entender que nem sempre a pessoa será capaz de perceber isso sozinha. Desta maneira, tenha paciência e tente o diálogo como a melhor abordagem possível de modo que a ajuda especializada seja aceita.