Dieta detox: conheça ela que promete otimizar a limpeza corpo

  • Dieta detox: o nosso corpo tem capacidade de eliminar sozinho as toxinas
  • Hábitos alimentares ruins podem dificultar a eliminação de substâncias nocivas
  • Conhecendo a dinâmica da dieta detox

E se te disséssemos que o nosso corpo já possuiu um tipo de máquina de limpeza e que apenas com a adoção de alguns hábitos simples de uma dieta detox podemos otimizar o seu funcionamento? Pois é, o nosso corpo já possui essa capacidade de fazer a sua própria limpeza e podemos apenas ajudá-lo a trabalhar melhor e hoje vamos mostrar como fazer isso.

Leia mais

Sebo de carneiro: o que é, como usar e quais os benefícios

Boca amarga: o que pode ser e o que fazer

Não podemos ignorar que não importa quanto tentemos nos comportar de maneira saudável estamos expostos diariamente e durante todo o dia a substâncias tóxicas que vão muito além da poluição.

Todavia, as toxinas que vem de dentro para fora são as mais importantes e precisam ser devidamente expelidas pelo nosso organismo. Mas como assim toxinas? Você deve estar se perguntando nesse momento.

Estamos nos referindo a todos os alimentos ultraprocessados e industrializados que estamos ingerindo diariamente. Alimentos ricos em açúcares, gorduras e outros compostos extremamente prejudiciais para o nosso organismo e que não deixam de ser exemplos de toxinas.

Todos estes compostos que estamos ingerindo diariamente podem desregular sistematicamente os hormônios presentes em nosso corpo e por consequência desequilibrar todo o seu funcionamento aumentando a presença de radicais livres.

Os radicais livres por sua vez podem levar ao envelhecimento precoce das nossas células o que pode sobrecarregar o corpo e favorecer o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas.

Viu só a importância de uma dieta detox capaz de auxiliar a eliminação dessas toxinas?

O corpo elimina as toxinas presentes sozinho

Em tese o corpo humano já possui sua capacidade detox. Ou seja, a capacidade de eliminar substâncias que não podem estar mais em nosso organismo. Para isso contamos com os rins e igualmente o fígado que exercem o papel de filtrar e eliminar essas substâncias.

O processo no nosso organismo é bem complexo, mas as substâncias tóxicas passam por várias etapas as quais em um organismo saudável é esperado que sejam completamente eliminadas.

O problema infelizmente é que devido a nossa rotina e sobretudo a nossa alimentação o nosso corpo não se faz capaz de eliminar todas as toxinas e aí que entra a ideia da dieta detox.

O que é a dieta detox?

dieta detox

A dieta detox nada mais é do que um plano alimentar que tem como objetivo proporcionar a desintoxicação por completo do organismo.

Esse plano pode conter diferentes tempos de duração podendo ter de um mês a uma semana ou mesmo três dias.

A dieta detox quando mais curta tende a proibir uma série de alimentos e justamente por isso é extremamente curta.

Dentre os alimentos alvos da dieta detox estão os alimentos processados, ultraprocessados, refrigerantes, frituras, sódio, açúcares, gorduras e ainda bebidas alcoólicas.

Outros alimentos que também acabam sendo retirados durante o processo de desintoxicação são os leites e seus derivados tão como o pão em todas as suas formas.

O ideal se faz que a dieta detox não prossiga por muito tempo, sobretudo as mais restritivas. Isso porque além da restrição calórica também levam a uma restrição de nutrientes para o organismo o que pode acabar sendo prejudicial no longo prazo.

A principal vantagem da adoção da dieta detox, todavia se faz a introdução de alimentos in natura que são mais ricos nutricionalmente falando.

Em uma dieta detox há uma prevalência no consumo de frutas, verduras e legumes. Todos alimentos ricos em vitamina A, C, E dentre outros nutrientes importantes.