Doenças comuns no calor e como se prevenir

  • O calor em excesso faz mal descubra aqui porquê
  • Doenças comuns no calor
  • Problemas respiratórios podem aparecer no verão

Dezembro é um mês marcado pelas altas temperaturas. Há quem goste e há quem não goste. Independente dessa discussão sobre o verão ou o inverno serem melhores, há alguns problemas de saúde que são mais corriqueiros nessa época do ano. Resolvemos trazer um pequeno apanhado das doenças comuns no calor para que você possa se cuidar.

Leia mais

Dieta detox: conheça ela limpar o seu corpo

Boca amarga: o que pode ser e o que fazer

Infelizmente quem mais sofre acaba sendo as pessoas já com comorbidades, mas todos precisam se cuidar para evitar sofrer com estes quadros. Vamos conhecê-los?

Assim como qualquer outra coisa na vida tudo em excesso faz mal, tanto as baixas temperaturas quanto as mais elevadas. Quando o calor está intenso o sintoma mais comum que acaba acometendo um grande número de pessoas é a tontura e a falta de ar. No caso da falta de ar ela curiosamente ocorre porque a pressão do corpo muda.

Algumas pessoas precisam inclusive serem levadas ao hospital para se recuperarem adequadamente.

Apesar de serem os sintomas desagradáveis mais comuns esses não são nem de longe os únicos que o calor pode provocar. Separamos outros logo abaixo.

Doenças comuns do calor: desidratação

A desidratação também consiste em um quadro muito comum em épocas extremamente quentes como nos meses de verão. Ela ocorre sobretudo porque o corpo passa a transpirar mais para manter a temperatura regulada.

Por isso é importante principalmente nesses períodos manter a hidratação em dia. Quem não bebe líquido adequadamente pode correr o risco de sofrer com a desidratação que pode levar até mesmo ao risco de morte.

Infecções são comuns no calor

Dentre as doenças comuns no calor temos as infecções e outras doenças que acabam sendo mais presentes nesse período. É preciso estar atento com o Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, Zika e chikungunya.

No verão há uma ocorrência maior de chuvas que podem propiciar o acúmulo de água o que resulta em uma maior população de mosquitos Aedes.

Por isso se faz necessário o investimento em repelente para evitar um possível contágio.

Ainda devido às chuvas e sobretudo as enchentes, acaba sendo comum contaminações por leptospirose (doença causada pelo rato) e hepatite A.

Doenças comuns no calor: complicações respiratórias

doenças comuns no calor

Doenças comuns no calor também englobam complicações respiratórias.

Se o tempo estiver muito quente e consequentemente muito seco é comum que as mucosas do nariz ressequem causando sangramentos nasais.

Também acaba aumentando significativamente as chances de crises de asma, bronquite e igualmente infecções respiratórias diversas para pessoas que já apresentam predisposição para tal.

Problemas nos rins

doenças comuns no calor

Vimos que a desidratação costuma ser um dos quadros mais comuns em épocas quentes. O fato é que a desidratação pode acabar afetando a saúde dos nossos rins de maneira substancial.

Com a maior transpiração e a menor ingestão de líquidos acaba sendo maior as chances do indivíduo desenvolver pedrinhas nos rins.

Sabemos as complicações advindas da presença de cálculos nos rins, sem contar a dor desse quadro para os indivíduos acometidos.

Prevenção as doenças comuns no calor

doenças comuns no calor

Como pudemos ver, as doenças comuns no calor podem trazer certa dor de cabeça e muito desconforto. Por isso se faz necessário tomar todos os cuidados para se prevenir quanto as suas manifestações.

Um dos cuidados básicos principalmente durante os períodos mais quentes é a hidratação que deve ser de pelo menos dois litros de água diariamente.

Usar umidificador de ar sempre que o tempo estiver muito seco e igualmente usar repelente sempre que sair para evitar possíveis picadas por mosquitos. Outro cuidado que pode acabar sendo adotado diz respeito a ferver a água antes de usá-la mesmo sendo tratada, sobretudo em tempos de chuva.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: