Alimentos inflamatórios que você deve evitar

  • Como a alimentação pode desencadear processos inflamatórios?
  • O açúcar é um dos mais conhecidos alimentos inflamatórios
  • Adoçantes artificiais podem desencadear processos inflamatórios

Ninguém quer passar por um processo inflamatório, não é mesmo? Além de todo o incômodo, processos inflamatórios podem se agravar e se tornar problemas de saúde com gravidade considerável. Se você quer evitar as terríveis inflamações o primeiro passo é evitar os chamados alimentos inflamatórios que infelizmente consumimos quase que diariamente.

Leia mais

Usos do carvão para além do churrasco que vão te surpreender

Imunidade baixa: sinais que merecem a nossa atenção

Por incrível que possa parecer evitar as infamações pode sim começar pela alimentação, evitando justamente os alimentos anti-inflamatórios.

Mas como a nossa alimentação pode evitar as inflamações?

Sabemos que a nossa alimentação está diretamente relacionada com as mais diversas manifestações do nosso organismo sejam elas positivas ou não. E uma dessas manifestações que podem ser desencadeadas pela alimentação está justamente os processos inflamatórios.

Claro que você não vai comer um desses alimentos e já em seguida ter uma inflamação, não é exatamente assim.

Esses alimentos prejudicam o funcionamento do organismo como um todo. Dentre os seus efeitos estão a reduzir a qualidade do sangue culminando em um desequilíbrio total.

Com o tempo, mantendo o consumo desses mesmos alimentos o seu corpo inicia processos inflamatórios sobretudo manifestos nas mais diferentes patologias que podem ser mais graves ou não.

Essas patologias podem dar indícios por meio de sintomas que às vezes no início passam despercebidos.

Mas vamos já conhecer esses alimentos para que você possa hoje mesmo começar a reduzir o seu consumo.

Açúcar: um dos alimentos inflamatórios que você deve evitar

alimentos inflamatórios

O açúcar é um alimento que infelizmente não conseguimos simplesmente tirar da nossa alimentação. Ele está presente até mesmo nos alimentos salgados, nas massas e nos produtos industrializados, tão como nos molhos e correlatos e é igualmente um dos mais conhecidos alimentos inflamatórios.

Justamente por estar presente em praticamente todos os alimentos que normalmente consumimos que reduzir o consumo pode acabar sendo bem difícil. Uma dica é evitar ao menos os produtos que contêm muito açúcar como balas, chocolates, chicletes, bolos, pizza, fast foods e similares.

Todos estes alimentos com açúcar refinado que é um dos piores.

O açúcar como agente inflamatório desencadeia a maior presença de ocitocina pró inflamatória e como o nome dá a entender elas podem favorecer os processos inflamatórios do organismo.

Além disso, o açúcar quando em excesso pode enfraquecer o sistema imunológico.

As gorduras também são inflamatórios

alimentos inflamatórios

Assim como o açúcar, as gorduras igualmente são consideradas alimentos inflamatórios.

É fato que existem gorduras que são boas para a nossa saúde. É o caso principalmente do ômega 3 que curiosamente consiste em uma gordura anti-inflamatória super bem-vinda para o nosso organismo. Mas, em contrapartida, o ômega 6 quando consumido em excesso se torna inflamatório.

O ideal nesse caso é balancear o consumo tanto de ômega 3 quanto 6 para evitar processos inflamatórios.

O ômega 6 está presente sobretudo em óleo vegetais, margarinas, carnes, recheio de bolachas, doces cremosos, industrializados em geral e alimentos congelados.

Estes alimentos devem ser consumidos moderadamente se não você acabará consumindo muito ômega 6 em detrimento do omega 3.

Alimentos inflamatórios: Adoçantes artificiais

Há quem substitua o açúcar do cafezinho sobretudo pelo adoçante acreditando que está fazendo uma boa escolha. O fato é que tanto o açúcar quanto os adoçantes artificiais são alimentos inflamatórios.

Alguns adoçantes acabam levando a um desequilíbrio da flora intestinal o que em um curto período de tempo vai resultar em um processo inflamatório.

Se você está buscando um substituto saudável para o açúcar as opções mais assertivas até o momento são o xilitol e a stevia.

São os adoçantes mais seguros principalmente para substituírem o açúcar refinado.