Usos do carvão para além do churrasco que vão te surpreender

  • Usos do carvão para além do churrasco
  • Carvão para tirar o mau cheiro da geladeira
  • Redução das chances de enferrujamento

Que o carvão é excelente para aquele momento do churrasco com a família isso não é novidade alguma para ninguém. Mas que tal descobrirmos outros usos super interessantes desse produto que vão te surpreender? E o melhor, são usos que vão facilitar e muito sua vida.

Leia mais

Perda de dentes: causas e consequências

Menos açúcar = mais saúde: veja porquê restringir o consumo

Antes de irmos direto aos mais diferentes usos do carvão precisamos deixar claro uma pequena diferença entre dois produtos que você pode acabar encontrando no mercado. Há dois tipos comuns de carvão. O carvão efetivamente comum, advindo de madeira maciça que quando queimado não se transforma em um pó tão coeso e homogêneo e o carvão ativado.

O carvão ativado possui partículas de tamanho diferente do carvão comum e vira rapidamente pó quando queimado. Ao contrário do primeiro que advém da madeira, o carvão ativado é produzido da cortiça.

Mas deixemos a parte técnica de lado e vamos conhecer um pouco dos usos desse produto.

Usos do carvão: Tirar o mau cheiro da geladeira

usos do carvão

Por essa com certeza você não esperava, não é mesmo? Quem diria que o carvão que acaba empesteando a casa toda durante o churrasco poderia ajudar a tirar o mau cheiro da geladeira. Claro que para que efetivamente o carvão possa retirar o mau cheiro da sua geladeira você precisa primeiramente fazer uma limpeza na mesma.

Mesmo que essa limpeza seja básica você precisa ao menos identificar e remover o que está causando mau cheiro. Feito isso adicione o carvão seja ele o comum ou o ativado e deixe na geladeira. Ele será capaz de remover o mau cheiro purificando o ar.

Esse consiste em apenas um dos usos do carvão e para que tenha os efeitos desejados o indicado acaba sendo que a cada quinze dias você o remova e troque por um novo pedaço de carvão.

Eliminando aromas do armário da cozinha

Quando você está manipulando algum alimento as recomendações de armazenamento costumam ser de que aquele produto deve ter alocação em um local livre de aromas. Nem sempre isso é possível quando guardamos várias coisas em um mesmo local. Mas isso somente porque você não conhecia um desses usos do carvão.

Com o carvão no armário da cozinha você consegue remover qualquer tipo de aroma e podendo guardar assim seus alimentos com segurança. Para isso triture o carvão tanto o comum quanto o ativo e o coloque em um saco plástico pequeno. Coloque-o no canto de uma das prateleiras e pronto, problema resolvido.

Usos do carvão: redução das chances de enferrujamento

usos do carvão

Se você tem medo de enferrujar as suas ferramentas uma dica interessante é justamente utilizar o carvão. Como ele é capaz de reduzir a umidade pode ser um excelente aliado para evitar a ferrugem evitando assim que as suas ferramentas percam durabilidade.

Para poder aproveitar esse uso do carvão pique-o em pedaços grosseiros e enrole-o em tecido. Disponha essa moita na sua caixa de ferramentas ou em outro local onde há risco de enferrujamento por oxidação.

Usos do carvão: Dica para quem tem gatos

usos do carvão

Para quem tem gatos o carvão também pode vir e muito bem a calhar reduzindo o mau odor principalmente na caixinha de areia. Assim como o carvão tem o poder de absorver o mau cheiro da geladeira e manter o aroma controlado no armário, ele pode reduzir o mau odor da caixinha de areia para quem tem gatos.

Para isso você só precisa deixar um pouco de carvão triturado em um saquinho ao lado da caixinha e ele puxará o mau cheiro.