Imunidade baixa: sinais que merecem a nossa atenção

  • Atenção aos sinais de que a sua imunidade está baixa
  • Você sofre muito com a otite? Cuidado
  • O que causa a imunidade baixa? Descubra aqui

Em tempos de Covid-19 ninguém quer nem mesmo ouvir que está com problemas de imunidade baixa. O fato é que infelizmente pode acabar sendo um problema comum com sinais totalmente ignorados pela maioria de nós. Para te ajudar a perceber como anda a sua imunidade, reunimos aqui alguns indícios de que a sua imunidade está baixa e você precisa ficar atenta.

Leia mais

Perda de dentes: causas e consequências

Dica pet: Queda de pelo em cães: como resolver

Embora muitas pessoas se lembrem apenas da facilidade em ficar doente e vários episódios de doenças. Tais como gripes e resfriados, por exemplo, ao longo do ano, os sinais de que a sua imunidade não está nada bem vão muito, além disso.

Aliás, os sinais de que o sistema de defesa do seu corpo pode estar comprometido costumam estar relacionados com a queda de cabelo, o enfraquecimento das unhas e até mesmo a presença da herpes. Mas hoje queremos falar de sinais um pouco menos convencionais, mas que merece igualmente a nossa atenção.

Otite indica imunidade baixa

A otite consiste em uma inflamação no ouvido. Podendo ser ocasionada pelo acumulo de líquidos na região. Caso o quadro se torne muito comum em um período do ano é melhor ficar alerta. Isso pode indicar que a sua imunidade está comprometida, deixando você exposta as mais diversas condições clínicas.

Dentre os sintomas mais comuns relacionados ao quadro de otite estão dor intensa na região do ouvido, coceira, secreção, febre, falta de apetite e dificuldades de audição.

Furúnculos e abcessos também merecem atenção

imunidade baixa

Com que frequência furúnculos e abcessos aparecem em sua pele? Eles também são um sinal de que a sua imunidade está baixa. Os furúnculos e igualmente os abcessos são bem dolorosos e podem trazer muito incomodo.

São mais profundos do que uma espinha. Todavia, se assemelham bastante visto que são pequenos caroços com pus e caracterizados pela vermelhidão. No caso dos furúnculos e dos abcessos podem causar febre e surgirem nas mais diferentes partes do corpo ao mesmo tempo. Dentre as partes mais acometidas estão as nádegas, a virilha, os seios e o rosto.

Você tem estomatite?

Infelizmente a estomatite acaba sendo um problema muito comum em que tem imunidade baixa. Ela aparece várias vezes ao ano, sendo um quadro bem desconfortável. Se caracteriza por lesões na boca e nas gengivas, principalmente.

Além da estomatite, a monilíase também se faz bem comum em pessoas com sistema imunológico debilitado. No caso da monilíase, acaba sendo desencadeada sobretudo por fungos e se caracteriza por pontos brancos nas mucosas da boca (bochecha, língua, gengiva e nos lábios).

Para quem está com sistema imunológico frágil ambos os quadros podem persistir por mais de dois meses até que os sintomas desapareçam completamente.

O que causa a imunidade baixa?

imunidade baixa

Essa é uma pergunta pertinente uma vez que ao estarmos com a imunidade baixa deixamos o nosso corpo exposto a uma série de possíveis condições extremamente desfavoráveis. O fato é que vários são os fatores que podem resultar em um sistema imunológico comprometido.

Dentre os principais desencadeadores da baixa imunidade está o estresse prolongado. Infelizmente um fator muito comum atualmente.

Além do estresse há ainda principalmente a falta de descanso adequado o que também acaba sendo comum dada a nossa rotina cada vez mais atribulada e com a desvalorização dos momentos de descanso.

Má alimentação, sedentarismo, baixa ingestão de proteínas e igualmente outros maus hábitos de saúde. Esses fatores podem igualmente colocar a sua imunidade em risco e merecem ser revistos. Abuso de álcool e drogas são responsáveis pela queda da imunidade em seres humanos adultos.