Menos açúcar = mais saúde: veja porquê restringir o consumo

  • Menos açúcar mais saúde
  • Cortar o açúcar totalmente não é possível
  • Os benefícios de se consumir menos o composto

Se você não é diabético, mas está pensando em consumir menos açúcar saiba que essa talvez seja uma das melhores decisões que você já tomou em relação a sua alimentação e vamos te provar o porquê.

Leia mais

Dica pet: Queda de pelo em cães: como resolver

Como usar água sanitária da maneira correta?

Mesmo para quem não é diabético o consumo de açúcar pode acabar trazendo uma série de problemas e já há  inúmeros estudos que denotam que o seu consumo pode acabar ocasionando mais mal do que bem. Ficou curiosa?

Então vem com a gente entender porque consumir menos açúcar é uma excelente decisão mesmo para quem não é diabético ou não possui resistência à insulina.

Infelizmente mesmo se quiséssemos se faz impossível cortarmos o açúcar por completo. Isso porque mesmo que fazendo escolhas mais saudáveis e o apresentando mais assertivamente em nossa alimentação, ele estaria presente em frutas, e legumes, por exemplo. Mas mesmo que o seu consumo não possa ser zerado, ele pode ser significativamente reduzido.

Quando analisamos os hábitos alimentares de grande parte das pessoas se faz possível perceber que muito do açúcar ali consumido está mais que fazendo hora extra.

Uma prova disso é que atualmente consumimos mais açúcar do consumíamos anteriormente. Aliás, essa pode inclusive acabar sendo a causa para uma série de problemas de saúde que temos nos dias atuais.

Segundo um estudo realizado, na década de trinta a estimativa era que consumíamos em média cerca de apenas quinze quilos de açúcar por ano. Hoje esse valor chega a mais de cinquenta quilos anualmente.

Por acreditar que o açúcar que consumimos pode sim ser maléfico para o organismo, ainda mais nos níveis que consumimos, resolvemos trazer aqui alguns dos benefícios esperados com a redução no consumo do mesmo.

Mas antes você precisa saber que…

menos açúcar

Se você já tentou reduzir o açúcar e encontrou dificuldade precisa saber que desde a infância somos condicionados a recebe doces, balas e bolos sempre que algo não sai como o espero e sempre que precisamos comemorar alguma.

Quebrar essa associação pode ser mais difícil do que parece em um primeiro momento, mas nem por isso você deve desistir.

O excesso de açúcar pode levar a sérios problemas tais como a hiperatividade, o deficit de atenção e a sobrecarga do pâncreas. O pâncreas é o órgão responsável pela produção de insulina. A insulina por sua vez determina a entrada do açúcar nas células.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo indicado seria de vinte gramas de açúcar diariamente. Mas quanto mais baixo o consumo mais benefícios. Vamos ver alguns deles?

Menos açúcar mais disposição

menos açúcar

Quando há muito açúcar no sangue rapidamente o pâncreas libera insulina para que ela direcione esse açúcar as células tirando-o da corrente sanguínea. Entretanto, esse açúcar será estocado em forma de gordura e quão maior o estoque de gordura menor será a sua disposição uma vez que a gordura afeta o sistema nervoso.

Pele mais jovem e bonita resulta do consumo de menos açúcar

Se você está querendo ter uma pele mais jovem e bonita talvez precise consumir menos açúcar. Quem consome muito açúcar apresenta tendência a opacidade da pele e igualmente a perda de elasticidade. Ambos justos tendem a dar um aspecto de envelhecimento precoce para a pele.

Redução no consumo de açúcar pode melhorar a manifestação de acne

Sim, se você sofre com um quadro de acne saiba que o problema pode ser atenuado se você consumir menos açúcar. Todos os alimentos que elevam a concentração de açúcar no sangue podem causar alterações hormonais. As alterações hormonais são as responsáveis pela manifestação das terríveis acnes.

Com menos açúcar sendo consumido seu problema será naturalmente atenuado. Isso se a origem for uma desordem hormonal desencadeada pelo consumo excessivo de açúcar.