Dica pet: Queda de pelo em cães: como resolver

  • Queda de pelo em cães pode indicar questões de saúde
  • Atenção quanto a alimentação do seu pet
  • Cães podem ter queda de pelo por anemia

A queda de pelo em cães pode ser um problema que dá muita dor de cabeça uma vez que você vai começar a ver tufos de pelo por todos os cantos da casa. Para quem tem criança pequena acaba sendo ainda mais complicado visto que elas podem acabar inalando esses pelos.

Leia mais

Light e diet: quais as diferenças entre eles e qual escolher?

Por quê precisamos falar sobre candidíase?

Mas o que causa a queda de pelo em cães? É possível resolver sem a necessidade de um veterinário? Vamos descobrir?

Normalmente a queda de pelo em cães não é algo para se preocupar e com a adoção de algumas atitudes a queda em excesso pode acabar sendo corrigida.

Queda de pelo em cães: atenção com a saúde do seu bichano

Assim como acontece com o nosso cabelo, a queda de pelo em cães indica que a saúde do cão não está cem por cento. A pelagem saudável é brilhosa e sedosa sobretudo se é regularmente escovada e lavada.

Mas igualmente como acontece com a gente, a queda se faz um processo comum e normal, aliás ocorre todos os dias. O problema surge quando ela passa a ocorrer em excesso.

A queda mais acentuada ainda assim acaba sendo um efeito normal quanto há a mudança de estação, por exemplo, do inverno para o verão. E vale destacar ainda que cães com pelagem mais grossa tendem a perder ainda mais pelos.

Nesse caso não há com que se preocupar. Mas se a queda de pelo não ocorre nesse período se faz necessário atenção. Dentre os principais motivos para a queda de pelos temos a alimentação deficiente.

Queda de pelos pela alimentação deficiente

queda de pelo em cães

Novamente assim como acontece com a gente, o pelo dos cães está diretamente relacionado a sua alimentação. Se o cão não está recebendo todos os nutrientes de que precisa para se desenvolver sua pelagem pode começar a cair de maneira acentuada.

Se você desconfia que a alimentação pode ser a causa para a queda de pelo em seus cães verifique quanto a aparência da pelagem. No caso da deficiência nutricional a pelagem tende a perder o brilho e maciez também.

Vale destacar aqui que a alternativa para esse cenário não é buscar dar mais comida ao pet, mas sim optar por uma comida de melhor qualidade rica ou enriquecida em vitaminas e proteínas para que ele possa se desenvolver adequadamente.

Falta de água pode gerar queda de pelo em cães

queda de pelo em cães

Você acreditaria se te disséssemos que a queda de pelo em cães pode ser desencadeada pela falta de água? Claro que você como tutor não deve deixar faltar água para o pet. Mas qual a periodicidade com que a água é trocada? Ela está sempre fresca para ele? Sempre limpa e na sombra? Todas essas questões podem afetar a ingestão de água pelo cão e resultar em queda de pelo visto que a queda excessiva pode ser desencadeada pela baixa ingestão de água.

Transtornos hormonais também podem estar relacionados

queda de pelo em cães

Lembra que falamos sobre a carência nutricional no início? Caso seja um quadro que já persiste a um certo tempo de faz possível que o seu animal tenha desenvolvido um quadro de anemia.

Se você desconfia que a queda de pelo pode estar relaciona a um quadro de anemia, indicamos que você leve o pet ao veterinário para que o mesmo faça uma série de exames de sangue para identificar se a desconfiança procede e iniciar o tratamento.

Nesse caso o tratamento pode ser feito tanto por meio da alimentação enriquecida que deve fornecer todos os nutrientes que o animal precisa tão quanto pelo uso de suplementos a depender do quadro.