Light e diet: quais as diferenças entre eles e qual escolher?

  • Você sabe a diferença entre produtos light e diet?
  • Entendendo o mercado dos alienando light
  • Você usa produtos diet corretamente?

Você certamente já deve ter percebido um aumento na presença de produtos light e diet na prateleira dos supermercados. Muitas pessoas em busca de uma promoção de um estilo de vida mais saudável pode acabar adquirindo-os de maneira indiscriminada sem muito conhecimento. Mas você saberia dizer qual a diferença entre eles e qual utilizar para cada finalidade?

Leia mais

Por quê precisamos falar sobre candidíase?

Como usar água sanitária da maneira correta?

A busca por um estilo de vida mais saudável pode nos levar a consumir produtos mesmo sem conhecermos a fundo as suas propriedades e sobretudo as suas indicações de uso. Isso acaba acontecendo muito comum com produtos diet e light que quase sempre estão associados a dietas e a promoção de saúde. Mas será que isso é de fato verdade?

Hoje vamos conversar um pouco sobre as características dos produtos light e diet e quais as indicações de uso de cada um deles. Ao final desse post é esperado que você saiba qual deles escolher. Isso de acordo com os seus objetivos e com as características de cada um deles. Mas deixemos de rodeios e vamos direto ao ponto.

Light e diet: conhecendo os produtos light

O termo light advém do inglês e significa leve. Consiste em uma gama de produtos que tem ganhado cada vez mais mercado.

Por light temos produtos que possuem a redução de um determinado ingrediente que pode ser tanto açúcar, sódio ou a gordura, por exemplo, e igualmente apresenta uma redução na quantidade de calorias se comparado a versão não light do mesmo.

Como assim? Os produtos light são por via de regra produtos que possuem uma redução ou a total eliminação de um determinado ingrediente que pode ser prejudicial para um determinado público, como vimos acima. Essa redução deve ser igual ou superior a vinte e cinco por cento do valor contido na versão não light ou tradicional.

A quantidade calórica da versão light também deve sofrer redução de pelo menos vinte e cinco por cento se comparado a versão tradicional do produto.

Os alimentos light acabam sendo indicados principalmente para quem está de dieta uma vez que apresentam uma redução no valor calórico que se faz um dos fatores considerados por quem está tentando emagrecer.

Light e diet: conhecendo os produtos diet

light e diet

Apesar do diet vir do inglês e ser traduzido como dieta em nada estes produtos têm haver com alguém que está de dieta e isso pode acabar gerando muita confusão.

Justamente por conta dessa tradução somos induzidos ao erro de que produtos diet se fazem indicados para quem está de dieta, mas isso não acaba sendo verdade, pelo contrário.

Apesar da tradução, os produtos diet possuem outra indicação de uso. Eles acabam sendo indicados sobretudo para diabéticos e vamos te mostrar porquê.

Os produtos e alimentos diet apresentam uma redução ou total eliminação de um determinado ingrediente, principalmente açúcar mas também é possível ser sal ou mesmo gorduras. Todavia, ele não se preocupa com a quantidade de calorias presente.

Somente por essa última parte podemos eliminá-lo totalmente de ser uma opção considerada por uma pessoa em processo de emagrecimento.

Aliás, a essa altura vale destacar que alguns produtos diet podem até mesmo serem mais calóricos dos que produtos tradicionais. Isso acontece porque veja um exemplo, um chocolate diet embora tenha a eliminação do açúcar de sua composição, ainda conta com a presença de gorduras. Nesse caso em uma concentração invariavelmente maior. Por consequência temos mais calorias nesse alimento do que temos no alimento tradicional.

Então embora alguns ingredientes sejam eliminados na versão diet, como não há uma preocupação com as calorias eles podem sofrer substituição por outros mais energéticos ou calóricos.

Para fim de esclarecimento os produtos diet acabam indicados para diabéticos principalmente porque apresentam uma redução na concentração de açúcar. Entretanto, há versões com menor percentual de sódio para hipertensos.