Café para crianças: é seguro ofertar a bebida?

  • Café para crianças é seguro?
  • A partir de que idade meu filho pode tomar café?
  • Quais os malefícios do café para criança?

O cafezinho de cada dia é uma verdadeira paixão para o brasileiro. Mas será que é seguro oferecer a bebidas para as nossas crianças? Se sim, quais cuidados devem ser observados? A partir de qual idade é seguro a ingestão do café para crianças? Vamos descobrir?

Leia mais

Conheça algumas das utilidades do mel além da culinária

Acne adulta: prevenção, tratamento e o que é?

Como o café faz parte do dia a dia da maioria de nós acaba sendo comum que em algum momento a criança peça para experimentar a bebida. Cabe aos pais saberem o período certo de permitir ou não que o consumo da bebida efetivamente ocorra.

Como sabemos o café é uma bebida estimulante o que pode não ser bom para qualquer idade, mas não podemos ignorar que está presente em praticamente todas as mesas de café da manhã diariamente.

Diante desse cenário acaba sendo comum e até esperado que em algum momento a criança peça a bebida para os pais. Para decidir se permite ou não o café para crianças considere sobretudo a idade do seu filho, o momento do dia e igualmente a quantidade que você pretende dar a ele.

Quando o café para crianças é seguro?

Café para crianças

Se o seu filho tem menos de seis anos o ideal acaba sendo que ele não consuma o café sob praticamente nenhuma circunstância. Isso mesmo, menores de seis anos não devem consumir o café e os pais devem evitar fazer a oferta da bebida nessa faixa etária.

Caso você sinta que a vontade é persistente, para contorná-la misture um ou dois goles de café com leite, ou dê a porção sem açúcar para a criança. Não colocar nem mesmo adoçante evita que a criança goste da bebida e volte a pedi-la. Como vimos, antes dos seis anos acaba sendo melhor que ela não consuma o café.

A partir dos seis anos a criança pode passar a consumir o café diariamente. Nessa idade o café para crianças pode ser consumido na dosagem de até meia xícara ao longo de todo o dia. Mas o indicado é que o mesmo seja descafeinado para não agitá-la demais.

Alguns especialistas recomendam que o café seja diluído em leite na proporção de um quarto de café para três quartos de leite.

Além da dosagem se faz necessário que os pais se atenham também quanto ao horário em que o café para crianças será ofertado. Não dê o café depois do meio da tarde, por exemplo. O café após esse período pode acabar deixando a criança agitada e comprometer o seu sono, dificultando que a mesma adormeça, causando com isso insônia.

Os melhores momentos para dar a bebida acaba sendo principalmente manhã e o início da tarde apenas.

Café para crianças: benefícios e malefícios do consumo da bebida

Café para crianças

O café consiste em uma bebida que pode apresentar tanto benefícios quanto malefícios, tudo depende sobretudo da maneira como acaba sendo consumida. Quando ofertado de maneira equilibrada para a criança pode ajudar a deixá-la mais atenta e contribuir com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e minerais. No caso da diluição no leite o consumo se torna ainda mais rico em nutrientes.

Todavia, quando consumido em excesso o café pode acabar causando sintomas desagradáveis. Dentre eles temos principalmente a irritabilidade que acaba se manifestando muito em crianças, além da irritabilidade temos também a insônia e problemas de estômago, além da dificuldade para a absorção de ferro que a longo prazo pode favorecer o surgimento de um quadro de anemia ferropriva.