Conheça algumas das utilidades do mel além da culinária

  • Você sabia que o mel pode ser utilizado além da culinária?
  • Veja algumas das utilidades do mel
  • Ótimo aliado para secar espinhas

O mel é um alimento excelente e muito saudável principalmente se o compararmos com o açúcar. Mas você sabia que há inúmeras utilidades do mel que vão além da culinária? Não? Vamos conversar sobre isso no post de hoje.

Leia mais

Acne adulta: prevenção, tratamento e o que é?

Deficiência de ômega 3, fique atenta a esses sinais

O mel produzido pelas abelhas pode ser considerado um super alimento e como tal possui um gama considerável de características interessantes tanto nutricionais quanto terapêuticas. E se você sempre achou que o uso do mel não se restringia apenas a culinária você acertou. Vamos ver abaixo algumas das utilidades do mel para além da cozinha.

Desinfectar e proteger cortes é uma das utilidades do mel

utilidades do mel

Se você tem um corte, pequeno ou mesmo superficial pode se beneficiar com o uso não culinário do mel. Isso porque o mesmo pode atuar de maneira efetiva na assepsia do local e como um excelente anti-inflamatório.

Para usá-lo em cortes e lesões superficiais das mais diversas é necessário a higienização do ferimento previamente, com água e sabonete neutro. Posteriormente aplique uma fina camada de mel e cubra o curativo adequadamente.

Utilidades do mel: auxilia a aliviar a dor de queimaduras

Você acabou de se queimar cozinhando? Se trata de uma queimadura de baixa gravidade, mas que deixou a pele sensível e com certa ardência? Novamente o mel pode auxiliar. Nesse caso após a aplicação de água gelada no local, invista em uma fina camada de mel na região queimada e enrole gaze.

Essa simples atitude auxilia na cicatrização e a reduzir a dor e a sensibilidade.

Hidratação dos lábios em dias frios

utilidades do mel

Quando a temperatura cai recorremos rapidamente à manteiga de cacau para evitar rachar os lábios, mas e quando esse produto não está disponível assim de pronto?

Novamente uma das utilidades do mel pode auxiliar. Aplique uma camada sempre que os lábios estiverem muito secos e não tiver manteiga de cacau por perto. Além de deixar os lábios mais hidratados, o uso do mel também vai deixá-los com um aspecto mais bonito.

Diga adeus as espinhas com mais uma das utilidades do mel

Se você sofre com um quadro leve de acne poderá se beneficiar com uma das utilidades do mel que vão além do seu uso na culinária. Isso porque tanto o mel quanto o própolis são excelentes opções para secar espinhas e reduzir a inflamação, o que consequentemente ajuda a reduzir a dor.

Mas vale lembrar que o quadro de acne que pode ser tratado, ou melhor, aliviado com mel acaba sendo o quadro leve. Acnes de grau médio ou grave precisam de acompanhamento com um dermatologista.

Hidratante natural da pele e dos cabelos

utilidades do mel

Nesse caso não estamos falando da aplicação direta do mel sobre o cabelo ou a pele, mas de inúmeras receitas que o utilizam como ingrediente base. São receitas sobretudo de hidratantes tanto para a pele como para os cabelos. Por isso, se você está precisando dar aquele banho de hidratação invista no uso do mel que além de garantir a melhor absorção de nutrientes resultará em um cabelo com mais brilhoso e com mais vigor.

O mel também pode ser utilizado principalmente com um esfoliante natural, tudo depende dos ingredientes que irão compor a sua máscara. Como esfoliante acaba sendo indicado para evitar quadros de acne.

Alívio do desconforto no estômago

utilidades do mel

Se você está principalmente com azia um chá de mel com gengibre pode ajudar a aliviar o desconforto estomacal de maneira acentuada. O mel com o gengibre pode aliviar tanto a azia quanto a queimação, deixando a dor para trás.