Acne adulta: prevenção, tratamento e o que é?

  • O que leva a acne adulta?
  • Consigo prevenir o quadro?
  • Quais fatores devo considerar?

A acne pode de fato acabar com a nossa autoestima e sofrer com esse quadro na adolescência já é bastante complicado para um percentual considerável de pessoas. O fato acaba sendo em que há casos em que o quadro de acne pode persistir, ultrapassando o período da adolescência e permanecendo na fase adulta. Nesse caso recebe o nome de acne adulta. Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Leia mais

Dedo podre? Entenda porquê você tem um padrão

Deficiência de ômega 3, fique atenta a esses sinais

Acne adulta: mais comum do que gostaríamos que fosse

Infelizmente, da mesma forma que adolescentes sofrem com cravos e espinhas adultos também podem sofrer com o problema conforme a idade vem chegando. De acordo com dermatologistas os motivos que levam a manifestações desses pequenos incômodos são os mais diversos e podemos até mesmo encontrar paridades com alguns dos fatores que levam ao seu aparecimento na adolescência.

Na adolescência as espinhas, ou acnes como são chamadas podem aparecer dentre outros motivos por aumento na produção de sebo, poros entupidos tanto por maquiagem quanto por poluição, por exemplo, excesso de oleosidade ou ainda por estresse ou o consumo de suplementos polivitamínicos.

A acne adulta não deve ter associação com a acne na adolescência

Muitas pessoas acreditam que a acne adulta tem alguma relação com a acne durante a adolescência, mas isso não acaba sendo verdade, muito pelo contrário aliás. Caso você tenha sofrido muito com a acne na adolescência, mas seu corpo agora está em equilíbrio possivelmente não terá problemas com a acne adulta.

Da mesma forma, caso você não tenha tido acne na fase da adolescência, mas o seu corpo esteja desregulado e você apresente fatores de risco para o seu surgimento muito provavelmente você apresentará um quadro de acne adulta.

É possível prevenir?

Sim, assim como a acne durante a adolescência acaba sendo algo que pode ser controlado, tendo os seus danos reduzidos, a acne adulta também pode, sendo assim igualmente reduzida. Para tanto se faz necessário se atentar a uma série de fatores diferentes. Um deles diz respeito a alimentação.

Se você não quer sofrer com acne adulta tenha cuidado com a sua alimentação. A presença de alimentos muito gordurosos e altamente açucarados na sua rotina pode propiciar um quadro de acne na fase adulta. Por isso, se você deseja vencer o problema deve primeiramente cortar ou reduzir o consumo desses alimentos.

Se faz necessário a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo. Se possível evite o consumo de bebidas alcoólicas que também podem acabar prejudicando a sua pele.

Além do cuidado com a sua alimentação acaba sendo necessário outros cuidados, como, por exemplo, no caso das mulheres, uma atenção especial quanto ao uso do anticoncepcional.

Atenção especial quanto ao uso do anticoncepcional

acne adulta

acne adulta

Normalmente muitas mulheres acabam sofrendo com o quadro de acne adulta quando resolvem abandonar o uso do anticoncepcional. O uso do anticoncepcional só deve ser descontinuado quando recomendado por um médico que conhece o seu quadro e já realiza o seu devido acompanhamento.

Mulheres que nunca tomaram anticoncepcional também podem acabar tendo acne adulta justamente por desordens hormonais que poderiam ter ajustes com o uso do medicamento. Todavia, se faz necessário destacar que o anticoncepcional nunca deve ter a sua administração feita por conta própria.

Apesar de não ser bem-visto por muitas mulheres, o anticoncepcional acaba sendo um aliado importante. Além de atuar regulando os hormônios femininos, estes compostos podem reduzir os sintomas da Tensão Pré Menstrual, a terrível TPM, melhorando o humor e diminuindo os níveis de estresse. O estresse também pode favorecer o aparecimento de espinhas, como vimos.