Sinais de autismo que os pais devem observar em seus filhos

  • Precisamos falar sobre sinais de autismo
  • Quais os sinais mais comuns?
  • Seu filho costuma bater a cabeça?

Nem sempre falar sobre autismo acaba sendo algo fácil, mas ainda assim acaba sendo algo que precisa ser feito. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de maneiras diferentes em cada criança e justamente por conta disso acaba sendo difícil determinar hábitos e comportamentos comuns para o quatro.

Leia mais

O verdadeiro manual para evitar a queda de cabelo

Poliomelite: a importância da vacinação nos dias atuais

Ainda assim, buscamos reunir alguns sinais de autismo que os pais devem observar em seus filhos.

Quanto mais cedo o quadro for identificado mais cedo o tratamento pode ser iniciado e os resultados serão melhores para a criança, o que garantirá melhor qualidade de vida.

Os sinais de autismo que reunimos aqui não se manifestam em todas as crianças com TEA no mesmo momento e nem todas as crianças apresentam os mesmos sintomas. Da mesma maneira, há crianças com autismo que podem apresentar outros sintomas além dos explicitados aqui. Muitas vezes isso ocorre porque o autismo está associado a outros quadros já existentes.

Vale ressaltar também que mesmo que o seu filho apresente alguns dos sinais apresentados aqui isso não indica que ele invariavelmente possui autismo. Indica apenas que ele possui sinais de autismo que podem ou não indicar que ele possui o quadro e que a depender de uma avaliação sua ele deve ser levado ao médico para avaliação médica.

Birras sem motivo aparente pode indicar um dos sinais de autismo

sinais de autismo

Mas criança faz birra, isso é fato e normalmente elas fazem muita birra sobretudo na primeira infância. Mas comumente essa birra acaba motivada porque a criança quer algo que os pais por algum motivo não está oferecendo para a criança.

No caso da criança autista a birra pode ter seu início pelo super estímulo, por exemplo. Veja bem, se caso você venha a dar o que julga ser o causador da birra e mesmo assim a criança continuar veja o que aparentemente está causando a birra.

Crianças autistas são muito sensíveis a ambientes muito estimulantes, com muitas pessoas e correlatos. Fique atento as birras e o porque elas ocorrem.

Seu filho costuma bater a cabeça pode indicar sinais de autismo

sinais de autismo

Esse é outro dos sinais de autismo. Para as crianças com TEA acaba sendo um tipo de autoestimulação, mas que os pais devem evitar. Ao presenciar a criança batendo a cabeça o ideal é levá-la para outro local e tentar estimulá-la com alguma outra atividade seja ela qual for, não importa bem qual for o tipo de estimulação nesse momento.

Bater palmas também pode indicar um dos sinais de autismo

Crianças autistas tem muitos comportamentos repetitivos e isso acaba caracterizando muito o quadro. Além de bater a cabeça crianças com TEA podem bater muitas palmas principalmente após os três anos de idade.

Esse comportamento acaba sendo o que mais chama atenção dos pais visto que não há nenhum motivo para que o mesmo ocorra. Assim como o ato de bater a cabeça, bater palmas também acaba sendo uma maneira de autoestimulação.

Em ambos os casos trata-se de uma forma que a criança encontra para lidar com os tantos estímulos externos que a incomodam.

Dificuldade de retorno a chamados

Crianças autistas consideram o ambiente como muito estimulante e com isso nem sempre conseguem interagir normalmente com ele. Muitas vezes a criança acaba se retraindo e ficando imersa em seus pensamentos, por exemplo. Dessa maneira facilmente nem mesmo percebem quando alguém a está a chamá-la.

Como resposta temos uma criança com dificuldade para responder a chamados, por exemplo. Essa também acaba sendo uma característica muito comum do transtorno.