Unha encravada: o que é, causas e o que fazer

  • No que consiste a unha encrava?
  • Principais causas
  • Complicações envolvendo o quadro

Por incrível que pareça a unha encravada é um problema mais sério e mais comum do que pode parecer em um primeiro momento. É um quadro que pode gerar muito desconforto, dor, incomodo e ainda trazer dores de cabeça.

Leia mais

Hormônios do emagrecimento: conheça os principais

Dicas para não engordar no trabalho, veja como

A unha encravada pode acometer praticamente qualquer dedo, mas é mais comum principalmente no dedão do pé. O que acaba dificultando o uso do sapato fechado, do salto alto para as mulheres e em alguns casos até mesmo o caminhar. Mas o que vem a ser essa unha encravada e o que a causa?

Unha encravada: saiba o que é

unha encravada

A unha encravada é uma condição muito comum no qual a unha em um dos lados cresce dentro da pele. Apesar se ser mais comum no dedão pode ocorrer a qualquer dedo e dentre os sintomas estão dor, vermelhidão, inchaço, sensibilidade e em alguns casos até mesmo a presença de pus.

Se você sofre frequentemente com a unha encravada e não tem ideia do porque isso acontece, separamos abaixo algumas das principais causas do encravamento que podem te ajudar a evitar o quadro.

O uso de sapatos desconfortáveis pode levar ao aparecimento de unhas encravadas

Muitas pessoas atribuem as unhas encravadas apenas ao corte quando ele não é feito de maneira adequada. Mas, você sabia que o uso de sapatos desconfortáveis pode levar ao encravamento das unhas? Pois é.

O que acontece é o seguinte. O sapato muito apertado ou que por ventura não de adapta bem aos pés pode acabar tensionando as unhas para uma determinada direção e isso pode fazer com que a mesma entre dentro da pele. Temos ai tudo o que precisamos para que a unha encrave e cresça dentro da “carne” como dizem.

Se você quer evitar unhas encravadas evite sapatos que são estão adequados e confortáveis aos seus pés. Além de proporcionar uma série de outros fatores extremamente negativos, sapatos desconfortáveis podem levar ao encravamento de suas unhas.

Corte inadequado também é um fator

unha encravada

Aliás, poderíamos dizer que o corte errado das unhas é o principal se não um dos principais motivos pelo qual a unha encrava.

O ideal para evitar o encravamento através do corte é tentar deixar as unhas retas. Isso mesmo, corte as suas unhas com o intuito de deixá-las retas em seus dedos. Feito isso não mexa nos cantos. Os cantos estarão naturalmente retos e devem ser mantidos assim.

Ao contar os cantos das suas unhas elas podem acabar crescendo para dentro da pele e consequentemente encravando.

Acidentes envolvendo os seus pés e o impacto sob as suas unhas

unha encravada

Você sabia que pancadas sobre os dedos, especialmente nas unhas pode levar ao encravamento das mesmas? Inclusive pode até mesmo ser considerado um fator que aumenta as chances do seu surgimento.

Assim com os sapatos desconfortáveis, acidentes envolvendo os dedos e em especial as unhas, pode acabar tensionando-as para uma determinada direção e fechar a pele ao seu entorno. Nesse cenário ambas crescem de maneira errada e ocorre com isso o encravamento.

Complicações envolvendo a unha encravada

Se você está com a unha encravada o ideal é buscar atendimento imediatamente, logo no início, evitando que o problema se arraste e traga com isso eventuais complicações.

Outra dica fundamental diz respeito ao manuseio do local. Quando estamos com alguma unha encravada a primeira coisa a fazermos é cutucá-la, mas isso não deve ser feito de maneira alguma. Essa é uma regra sobretudo para pessoas com diabetes.

O simples encravamento da unha pode desencadear sérias complicações nesse público. Assim sendo, procure imediatamente um profissional de sua confiança. Pode ser inicialmente uma pedicure e eventualmente um podólogo.