Manteiga ou margarina: qual é mais saudável e por quê?

  • Manteiga ou margarina: quem resiste?
  • Quais as diferenças entre ambas?
  • O que faz mal em cada uma delas?

Se te perguntássemos agora se você consome manteiga ou margarina você saberia responder? Certamente não.

As pessoas acabam tendo um apego a uma determinada marca, mas não se questionam se estão a consumir uma ou a outra. Hoje queremos conversar com você sobre estes dois produtos e se há um que é efetivamente mais saudável do que outro. Qual a sua aposta?

Leia mais

Halo Effect: saiba como usá-lo a seu favor

Jato de plasma: tudo o que você inegavelmente precisa saber sobre

A manteiga ou margarina nossa de cada dia

É praticamente impossível resistir à tentação de passar manteiga ou margarina no pão pela manhã quando ele está quentinho. Com toda a certeza é difícil resistir. Isso porque nem mesmo falamos da pipoca do cinema com um pouquinho apenas de manteiga. A questão é que é realmente difícil não consumi-la praticamente todos os dias.

Quando consumida em excesso tanto uma quanto a outra pode ser extremamente prejudicial para o nosso organismo. Mas consumindo de maneira equilibrada, em um plano alimentar saudável, responder qual delas é mais saudável se torna um tanto quanto mais difícil. E é provável que você já se questionou sobre o assunto.

Para podermos estabelecer se é a manteiga ou margina a mais saudável, precisamos entender as diferenças entre cada uma delas.

Manteiga ou margarina: Qual a diferença entre elas?

A principal diferença é a origem de cada uma delas. A manteiga, por exemplo, é de origem animal. Sendo produzida a partir do leite batido que se transforma em um soro de leite rico em gorduras saturadas. O líquido acaba sendo retirado. A parte sólida é a manteiga que conhecemos e utilizamos diariamente.

A manteiga é rica em gorduras e colesterol

manteiga ou margarina

A margarina por sua vez é de origem vegetal. É produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais que podem ser tanto o óleo de soja, de milho ou girassol. Há outros menos convencionais que também podem ser utilizados.

Como um processo de sua produção, as gorduras insaturadas, que são mais saudáveis do que as saturadas da manteiga, são transformadas em gordura trans. A gordura trans é responsável por parte de sua cremosidade e por aumentar a sua duração.

É um item muito utilizado na indústria alimentícia justamente por conta dessas características que promovem ao alimento.

Independente do que preliminarmente temos entre uma e outra, é importante destacar que tanto a manteiga ou a margarina são calóricas. Inegavelmente você deve evitar consumi-las em excesso.

A gordura saturada é o problema na manteiga?

manteiga ou margarina

Essa discussão infelizmente não gera uma resposta conclusiva. O fato é que nem sempre a gordura deve ser vista como sendo prejudicial. Pelo contrário, na verdade. A gordura é importante para o nosso corpo e é por meio dela que conseguimos absorver vitaminas como a A, a B e a K.

Nesse sentido, a gordura da manteiga é bem-vinda. E o nosso organismo consegue facilmente digeri-la uma vez que é de origem animal. Ou seja, facilmente sintetizada e digerida pelo nosso corpo.

É a gordura também a responsável por nos fornecer ácidos graxos importantes para o nosso organismo. Similarmente é ela também a incumbida de reduzir as inflamações do sistema digestivo.

Assim sendo, não podemos considerar que ela é sobretudo um alimento totalmente saudável uma vez que pode se acumular nas paredes das artérias quando em excesso.

A gordura trans da margarina é a vilã

manteiga ou margarina

As moléculas de gorduras sofrem alterações em seu processo de produção. Passando como vimos acima a serem gordura trans. Nesse caso, a manteiga é mais saudável que a margarina. A gordura trans não é natural. Em outras palavras, surpreendentemente o nosso organismo não está preparado para sintetizá-la e digeri-la.

No longo prazo essa gordura pode ser acumular nos vasos sanguíneos e acabar gerando processos inflamatórios.