Hormônios do emagrecimento: conheça os principais

  • O que são hormônios?
  • Hormônios do emagrecimento
  • Testosterona pode estar envolvida no processo de emagrecimento

Se você certamente está tentando emagrecer está focando principalmente no que está ingerindo e igualmente no que está gastando. Não é verdade? De fato, essa conta de comer menos e queimar mais é um dos mais conhecidos caminhos para o emagrecimento. Todavia, os chamados hormônios do emagrecimento podem interferir nesse processo. Aliás, podem interferir e muito no processo.

Leia mais

Dicas para prevenir o desgaste no esmalte dos dentes

Dicas para não engordar no trabalho, veja como

Se você está com dificuldades para emagrecer, ou acredita que tem muita facilidade para engordar, os hormônios podem estar envolvidos.

Mas antes de conhecermos os principais hormônios do emagrecimento vamos entender melhor o que vem a ser os hormônios.

O que são hormônios?

Os hormônios são substâncias produzidas pelo sistema endócrino e podem igualmente serem produzidos por neurônios específicos. São responsáveis por uma série de funções do nosso corpo e após a produção são liberados na corrente sanguínea. Ao entrarem na corrente sanguínea são destinados aonde irão especialmente atuar e para onde foram elaborados.

Podemos entender resumidamente os nossos hormônios como mensageiros que determinam ordens em nosso organismo.

Os hormônios do emagrecimento: tireoide

hormônios

Se você não consegue emagrecer ou tem dificuldades e acredita que a perda de peso não tem sido proporcional ao esforço que você tem feito, muito possivelmente os hormônios da tireoide estão envolvidos.

Inclusive muito comumente algumas pessoas acabam culpando o hormônio da tireoide como o responsável quando não conseguem emagrecer.

Embora de fato tenha relativa influência sobre todo o funcionamento do nosso metabolismo podendo sim acabar favorecendo uma maior dificuldade para perder peso, eles não podem ser vistos como únicos culpados. Pelo contrário, na verdade.

Os hormônios da tireoide somente podem ser atribuídos como responsáveis em parte pela dificuldade em emagrecer.

Isso porque eles podem sim favorecer o acúmulo de gordura quando a alimentação não está sendo adequada e a prática dos exercícios físicos não está igualmente constante. Não sendo com isso o único determinante.

O hormônio masculino pode ser o responsável pela dificuldade em emagrecer

hormônios

O hormônio masculino, a testosterona, também está presente no organismo da mulher e pode inclusive favorecer ou atrapalhar o emagrecimento. Quer ver?

A testosterona favorece o maior acúmulo de massa muscular, ou massa magra. Em contrapartida, pode reduzir significativamente o acúmulo de gordura.

Quão maior a concentração de massa magra em detrimento a presença de gordura em um indivíduo mais rápido o seu metabolismo vai trabalhar e consequentemente mais calorias ele vai queimar.

Os níveis de testosterona podem estar desregulados sobretudo em mulheres que fazem o uso de anticoncepcional. Isso porque o anticoncepcional leva ao aumento de presença de hormônios femininos desregulando a testosterona.

Se você faz uso desse meio contraceptivo acaba sendo importante realizar acompanhamento médico adequado para que os níveis de testosterona possam ser dosados e igualmente avaliados.

A presença e também o ganho de massa magra pode favorecer o emagrecimento.

Hormônio do crescimento também é um dos principais hormônios do emagrecimento

hormônios

O hormônio do crescimento, conhecido por GH também pode estar relacionado com a sua dificuldade em perder peso.

Além de ajudar no processo de crescimento e igualmente no processo de multiplicação celular, o GH atua sobre o metabolismo. Ele é importante para o processo de quebra da gordura o que evita o seu acúmulo.

Para descobrir se você está enfrentando problemas quanto aos níveis de GH análise a qualidade do seu sono.

Você dorme de oito a sete horas por noite pelo menos? Acorda muitas vezes? Sente-se cansado ao acordar pela manhã?

A qualidade do sono pode ajudar a determinar como está o seu GH porque ele acaba sendo produzido e liberado a noite, enquanto dormimos. Curiosamente o GH tem a sua produção em picos no meio da noite.

Por conta disso inclusive, praticante de atividade física que objetivam o crescimento muscular, precisam de repouso de qualidade.