Melhorar o metabolismo: dicas para ter um corpo melhor

  • Entendendo o que é metabolismo
  • Dicas para melhorar o metabolismo
  • O consumo de proteínas pode ajudar a acelerar o seu metabolismo

Você certamente já deve ter ouvido falar muito dele, principalmente se o seu objetivo for o emagrecimento. Mas será que você realmente sabe como melhorar o metabolismo e ter o corpo trabalhando no seu máximo? Ou ainda, você sabe simplesmente o que é metabolismo?

Leia mais

Dicas para prevenir o desgaste no esmalte dos dentes

Clareamento de manchas: como clarear virilha e axilas?

Vemos uma série de pessoas comentando sobre truques e dicas para melhorar o metabolismo, para acelerá-lo. Mas todavia, são poucas as publicações que explicam o que de fato vem a ser o metabolismo e porque é importante que ele trabalhe melhor.

Então vamos lá. O metabolismo pode ser definido como todos os processos realizados pelo nosso corpo que acabam por liberar energia. O metabolismo afeta o funcionamento de todo o nosso corpo. Ou seja, efetivamente todo o funcionamento do nosso corpo é afetado pelo funcionamento do nosso metabolismo.

Os nossos hábitos podem tanto acelerar o metabolismo, como podem retardá-lo. Entretanto, com o avanço da idade, há uma tendência natural que o nosso metabolismo comece a desacelerar. Isso acaba comprometendo todos os processos realizados pelo nosso corpo.

Você deve estar se perguntando agora porque é melhor ter o metabolismo acelerado. A resposta é simples, um metabolismo mais rápido trabalha melhor e mais dificilmente você acumula gordura. Além disso, você mais facilmente pode perder peso, se o emagrecimento for o seu objetivo.

Se você não estiver tentando emagrecer, o metabolismo acelerado favorece o processo de digestão. Assim sendo você não sofre com inchaço e com dores de estômago.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o metabolismo e a sua importância, vamos ver como melhorar o metabolismo?

Melhorar o metabolismo envolve a prática de exercícios de força

melhorar o metabolismo

Sem dúvida alguma um dos melhores exercícios para melhorar o metabolismo fazendo-o trabalhar de maneira otimizada é a musculação.

A musculação promove a queima de calorias mesmo após horas de realização da prática. Quando você pratica musculação levando o seu corpo ao limite ele gasta horas e horas para poder voltar ao normal. Por isso a musculação acaba sendo indicada para deixar o seu metabolismo mais rápido.

Além disso, um estudo mostrou que o treino quando praticado no limite, com curtos períodos de descanso entre uma série e outra, tem a capacidade de fazer o corpo gastar quase quinhentas calorias até vinte e quatro horas depois de sua realização.

Melhorar o metabolismo envolve dormir bem

melhorar o metabolismo

Se você quer melhorar o funcionamento do seu metabolismo comece dormindo melhor.

Pessoas que dormem mal tem uma resposta deficitária do seu organismo já na manhã seguinte. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada, pessoas que acabam por dormir mal ou dormem menos do que deveriam apresentam um metabolismo vinte por cento mais lento do que quem respeita o período de descanso e tem uma noite mais satisfatória.

Para melhorar a qualidade do seu sono e consequentemente melhorar o metabolismo coloque em prática algumas dicas de higiene do sono. Por exemplo, abandone o celular antes de ir para a cama, evite dormir em ambientes iluminados e nada de alimentos estimulantes após as 18h.

Investir em alimentos ricos em proteína vai melhorar o metabolismo

melhorar o metabolismo

Se você está tentando melhorar o metabolismo, além das dicas acima é importante investir no consumo de proteínas em detrimento a alimentos gordurosos.

Alimentos ricos em proteína fazem o seu corpo trabalhar significativamente mais no processo de digestão. Isso favorece a queima calórica e o metabolismo.

Além disso, alimentos ricos em proteína deixarão os seus músculos mais fortes, ainda mais se você estiver seguindo a nossa primeira dica quanto aos exercícios de força.