Dicas para prevenir o desgaste no esmalte dos dentes

  • Envelhecimento dos dentes realmente ocorre?
  • Quais os fatores de risco?
  • Como evitar o envelhecimento?

Com o passar do tempo o nosso corpo passa por um processo de envelhecimento natural. O que muita gente nem desconfia é que os nossos dentes, assim como o nosso corpo, também passa por um processo natural de desgaste e envelhecimento.

Contudo, este processo pode ser seriamente acelerado pelos nossos hábitos de vida e de consumo. Por isso separamos algumas dicas para que você evite hábitos e produtos que podem levar a corrosão dentária.

Leia mais

Dicas para não engordar no trabalho, veja como

Manteiga ou margarina: qual é mais saudável e por quê?

O esmalte dos dentes é tido como uma das estruturas mais resistentes do nosso corpo. Contudo, com a constante exposição a agentes que levam ao seu desgaste, nossos dentes podem acabar envelhecendo muito mais rápido do que normalmente envelheceriam.

Segundo pesquisas é possível constatar este rápido envelhecimento quando analisados dentes de jovens na faixa dos 25 ou 30 anos. Com aparência mais do que o dobro de sua idade real. Para evitar situações assim, uma vez que o sorriso é o nosso carro chefe, fique longe dos chamados fatores de risco.

Com o envelhecimento dentário temos atrelado a este quadro, o desgaste da gengiva, a exposição da raiz e na pior das hipóteses sensibilidade e dor para o paciente.

Estresse e ansiedade constantes

Quem diria, dois problemas do século, prejudicando a saúde dos nossos dentes. Mas de fato, tanto o estresse quanto a ansiedade afetam diretamente a produção de saliva. O que deixa os dentes mais susceptíveis a agentes ácidos que levam ao desgaste do esmalte, uma vez que a pouca saliva altera o PH natural da boca.

Ainda como consequência do estresse e da ansiedade, muitas pessoas podem acabar exagerando no cafezinho ou nos chás. Bebidas extremamente ácidas que provocam o desgaste excessivo dos dentes.

Dietas mirabolantes podem prejudicar os dentes

A busca pelo corpo perfeito tem levado muita gente a aderir a hábitos alimentares pouco saudáveis e até mesmo extremamente prejudiciais para o nosso corpo. Um destes hábitos que prometem ajudar no emagrecimento que tem ganhado popularidade é o consumo de água morna com limão.

Essa bebida é extremamente ácida, o que leva naturalmente ao desgaste  do esmalte. Se for feito o consumo diariamente as chances de levar a corrosão dentária são altíssimas.

Vale lembrar aqui que não há qualquer comprovação científica da eficácia do consumo em jejum da água com limão.

Vai um chazinho aí?

Se você gosta de chás e faz regularmente o consumo de vinhos e isotônicos cuidado com os exageros, essas bebidas cientificamente levam a perda mineral dos dentes, levando a desmineralização e o seu enfraquecimento.

Não estamos aqui falando para que você abdique do consumo, mas evite excessos para não gerar desgastes a sua dentição.

Cuidados para evitar o envelhecimento

Quer ter um sorriso sempre lindo e principalmente marcante? Invista no consumo de alimentos fontes de cálcio. Este é o melhor nutriente para a manutenção dos dentes sempre lindos e saudáveis.

Invista no consumo de leites e queijos, além de fornecer boas doses de cálcio também são ricos em fósforo e caseína que interagem tentando brecar os efeitos do consumo de alimentos ácidos.

A boa escovação pode ser o segredo

dentes

Embora a escovação seja o segredo para manter os dentes longe de cáries, acaba sendo preciso que você tome cuidado com a forma como a sua escovação está sendo feita.

Nada de pegar pesado com a escova, mãos leves durante a escovação é sobretudo o melhor. Outra dica referente à escovação diz respeito principalmente à escovação após a ingestão de produtos ácidos.

O indicado é que você enxágue a boca antes de escovar os dentes e se possível espere pelo menos 30 minutos, uma vez que a escovação subsequentemente a ingestão de ácidos pode levar a erosão dentária pela ficçasão do ácido nos dentes.

Comentários

Uma resposta para “Dicas para prevenir o desgaste no esmalte dos dentes”

  1. […] Evite o desgaste dos seus dentes com dicas simples […]