Halo Effect: saiba como usá-lo a seu favor

  • Conhecendo o Halo Effect
  • Halo Effect é importante, veja porquê
  • Como usar esse efeito a nosso favor

Se nós te perguntássemos sobre o Halo Effect certamente a sua cara seria de estranheza, não é mesmo? O termo que o define é estranho. Mas, na prática, sabemos do que se trata. O mesmo pode ser igualmente denominado como efeito Halo.

Leia mais

Reabertura das academias: os cuidados que você deve ter

Dormir mal: veja as consequências disso para o seu corpo

Conhecendo o Halo Effect

O efeito Halo ou Halo Effect teria surgido durante a Primeira Guerra Mundial das mãos do psicológico norte-americano Edward Lee Thorndike. Segundo ele, as aparências de determinados itens, objetos ou pessoas interfeririam na nossa capacidade de julgamento sobre esse alguém ou esse objeto.

Em outras palavras, seria basicamente julgarmos um livro pela capa. De acordo com os estudos encabeçados por Thorndike, ao criarmos a primeira impressão global sobre algo ou alguém condicionamos o nosso cérebro a essa ideia.

Para ele ao termos uma impressão global de uma determinada pessoa, passamos a captar qualidades e defeitos que reafirmem essa imagem que formamos.

Thorndike fez estudos a partir da visão de supervisores de soldados. Os soldados que eram mais bonitos eram tidos como igualmente mais habilidosos e ágeis. Os soldados menos bonitos eram tidos da mesma forma como menos ágeis e habilidosos pelos seus superiores.

Dentro do Halo Effect ao captarmos um determinado item ou característica do outro, passamos a julgá-lo sobre essas características.

Um exemplo onde podemos perfeitamente visualizar as nuances do Halo Effect é na entrevista de emprego.

O candidato a vaga que melhor se veste e igualmente melhor se comunica é tido como o mais preparado para a vaga. O candidato que não se arrumou tão bem e apresenta dificuldade de expressão da mesma forma é considerado como menos preparado para ocupar o cargo.

Como previsto por Thorndike, ao avaliarmos positiva ou negativamente um único aspecto de um indivíduo, ou item, essa avaliação, resultante da primeira impressão, afeta todo o resto.

Por que conhecer o Halo Effect é importante?

halo effect

Somos seres totalmente sociáveis e dependemos da interação com outros seres humanos. Por conta disso, precisamos usar o Halo Effect a nosso favor. O mesmo é importante sobretudo para quem trabalha com outras pessoas.

A imagem que passamos para o outro pode interferir significativamente em como nos relacionamos.

Se você está em busca de colocação no mercado de trabalho deve se ater ainda mais ao efeito. Mesmo que você venha a julgar que a avaliação com base nesse efeito psicológico seja superficial. Nós igualmente fazemos isso o tempo todo.

Caso você já esteja no mundo corporativo é fundamental conhecer o efeito Halo. É importante também saber usá-lo a seu favor.

Um exemplo de como o efeito Halo age de maneira negativa é quanto as avaliações de desempenho empresarial. Algumas empresas avaliam constantemente os seus funcionários. E veja bem, a imagem que passamos ao nosso avaliador pode impactar em quão bom ele vem a nos julgar como profissional.

Como usar o Halo Effect a meu favor?

halo effect

O primeiro passo para usar o Halo Effect a seu favor é sempre preferir encontros presenciais. É o que indica uma pesquisa realizada recentemente com voluntários. A mesma mostrou que as avaliações feitas por meio das redes sociais são mais negativas. As avaliações apresentam resultados similares. Mas pessoalmente o resultado é mais satisfatório.

Outro meio de usar o Halo Effect ao seu favor é quanto ao aperto de mão. Apertos de mão fracos durante uma reunião, por exemplo, pode causar a impressão de passividade. No mundo dos negócios a passividade não é bem-vinda.

Mantenha sempre os olhos nos olhos. Em qualquer processo que você esteja manter os olhos nos olhos do outro é importante. Isso passa a ideia de seriedade e de presença. Sem contarmos que ao manter os olhos nos olhos do outro há a ideia de conectividade.