Quebra de cabelo: adote dicas para evitar que aconteça

  • Entenda o que está por trás da quebra de cabelo
  • Comportamento comum e roteiro pode levar a quebra
  • O tipo de pente que usa é importante

Só quem sofre com quebra de cabelo sabe quão ruim é o problema e quanto pode prejudicar a saúde dos nossos fios. Mas você sabia que apenas algumas mudanças simples na rotina de cuidados pode fazer toda a diferença para ter cabelos mais fortes e igualmente saudáveis?

Se você tem quebra de cabelo e acha que pode vencer o problema com mudanças simples você está no lugar certo. Vamos te mostrar que isso é possível. Seus cabelos quebradiços estão com os dias contados.

Leia mais

Halo Effect: saiba como usá-lo a seu favor

Leia para uma criança: como incentivar a leitura infantil

Cuidado com a alimentação evita a quebra de cabelo

Se o seu cabelo está quebrando é melhor olharmos atentamente para o que você está consumindo. Cabelos quebradiços podem ser resultados de uma alimentação pobre em proteínas e igualmente em ômega 3. Para que você tenha uma ideia, cerca de oitenta por cento do nosso cabelo é composto por queratina. A queratina é um tipo de proteína.

O ômega 3 por sua vez é um tipo de gordura boa que tem a função de nutrir os folículos pilares deixando-os saudáveis.

Para evitar a quebra de cabelo a melhor dica é investir em alimentos proteicos e igualmente ricos em ômega 3. Por isso, não deve faltar na sua dieta carne, leite, ovos e peixes, para citarmos apenas alguns.

Evite amarrar o cabelo

quebra de cabelo

Muito provavelmente, todas as pessoas que apresentam quebra de cabelo possuem o hábito de amarrá-lo. Amarrar muito o cabelo e sobretudo em laços muito apertados pode promover a quebra do cabelo e igualmente a sua queda.

Em médio e longo prazo é possível que você apresente falhas em toda a cabeça. Sem contarmos que ao amarrar o cabelo com muita força você pode gerar uma quebra do fio no local onde o elástico está.

Sabemos que o cabelo amarrado é tão prático quanto versátil, mas deixe o cabelo solto o máximo de tempo possível. Quando precisar amarrar escolha sempre elásticos com cobertura com toque de algodão e não o prenda muito apertado.

Escolha com cuidado os produtos que você vai utilizar

quebra de cabelo

Se você quer evitar a quebra de cabelo deve redobrar a atenção sobre a composição do seu shampoo. Alguns produtos podem provocar a quebra do cabelo, o seu ressecamento e ainda deixar os fios com frizz.

Para evitar sofrer com tudo isso escolha shampoos que não possuam em sua composição o chamado sulfato. O sulfato é um tipo de substância muito pesada que embora seja apreciado, pode fazer muito mal para os fios.

O sulfato é apreciado porque faz espuma, o que pode causar a sensação de limpeza durante a lavagem. Mas a presença de espuma é apenas ilusório e não é ele o responsável pela maior, ou melhor higienização do couro cabeludo. Assim sendo, evite shampoos com sulfato e reduza com isso a quebra dos fios.

O poder do pente adequado para os seus fios e como ele evita a quebra de cabelo

Infelizmente muitas pessoas desconhecem os benefícios que o uso do pente adequado para o seu tipo de cabelo pode fazer. Dentre eles está o de reduzir a quebra de cabelo, mantendo os fios mais saudáveis e igualmente fortes.

Não sabe qual o pente ideal para o seu tipo de cabelo? Cabelos cacheados e ondulados são mais frágeis e finos. Por conta disso é indicado penteá-los com pentes com dentes mais largos.

Cabelos crespos também são similarmente finos e nesse caso o ideal é o uso do famoso pente garfo. Ele possui uma separação de quatro a seis milímetros entre os dentes.

Os cabelos lisos por sua vez podem ser penteados com escovas, sobretudo a escova raquete.