Dormir mal: veja as consequências disso para o seu corpo

  • Você costuma dormir mal?
  • Veja porque você deveria investir em dormir melhor
  • Riscos de dormir mal

Quantas madrugadas você virou assistindo a sua série favorita na Netflix? Isso acontece sobretudo porque acreditamos que dormir mal não causa grandes problemas para a nossa saúde. Exceto claro uma pequena sonolência no dia seguinte. Mas hoje vamos ver porque é fundamental ter boas noites de sono.

Leia mais

Dicas para não errar na hora de usar a legging no trabalho

Cabelos saudáveis: como lavá-los adequadamente

Se você tem o hábito de ficar vendo postagens e mandando mensagens até tarde da noite, ou ainda fica acordado lendo, ou mesmo não fazendo nada, mas dorme tarde é melhor repensar esse hábito.

Dormir mal pode causar uma série de problemas dos mais diversos e hoje vamos apresentar para você alguns deles. São problemas que pode prejudicar seriamente a sua saúde, o seu rendimento no trabalho e igualmente o seu emagrecimento.

Caso você esteja tentando emagrecer dormir mal vai comprometer e muito os seus resultados.

Dormir mal aumenta as chances do aparecimento de doenças

Se você não anda dormindo adequadamente pode sofrer com o aparecimento de algumas doenças. Nesse caso, principalmente aquelas causadas por vírus e bactérias. Isso acontece porque ao termos noites de sono ruins o corpo libera poucas interleucinas.

A interleucina é uma substância responsável pelo combate a agentes danosos que entram no nosso organismo e são liberadas quando estamos em descanso.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer localizado nos Estados Unidos, não dormir de maneira adequada pode inclusive aumentar as chances do desenvolvimento de alguns tipos de tumor.

Seu metabolismo cai quando você não dorme

Esse sem dúvida é algo muito ruim para quem está tentando emagrecer. O seu metabolismo fica lento e você passa a gastar bem menos calorias dormindo mal. Como resposta o seu processo de emagrecimento vai demorar muito mais para ocorrer.

Tudo isso acontece por conta da melatonina, uma substância que começa a aparecer em maior nível com o escurecer do ambiente. A melatonina além de proporcionar um equilíbrio no nosso sono e melhorar a sua qualidade, atua igualmente sobre a insulina.

A insulina por sua vez regula a ingestão de alimentos, o gasto calórico e o fluxo nutricional. Em outras palavras podemos dizer que noites bem dormidas te direcionam ao emagrecimento ou ao não ganho de peso.

Sistema imunológico enfraquecido

Se você não dorme bem, o seu sistema imunológico é um dos principais a sentir os efeitos nocivos desse hábito. Isso porque o único meio de reparação do nosso corpo é durante a noite, enquanto dormimos. Se a qualidade do sono é ruim, o nosso corpo não descansa e não se recarrega.

Com isso temos um corpo enfraquecido que não consegue responder à altura a infecções e processos infecciosos.

A sua pele sente e muito as noites mal dormidas

Dormir mal

Se você não está dormindo de maneira adequada a sua pele vai deixar isso muito claro por meio das olheiras. As olheiras podem ocorrer seja pela presença elevada de melanina na região, tanto quanto pela concentração de vasos capilares no local.

Além das noites mal dormidas, o cansaço também pode agravar ainda mais o quadro.

Problemas de memória e cérebro cansado resultados de dormir mal

Dormir mal

Você anda tendo problemas para se lembrar das atividades diárias mais rotineiras? Isso pode estar acontecendo porque você não anda dormindo bem.

Após alguns dias de noites mal dormidas o seu cérebro apresenta cansaço que é bem similar ao cansaço físico.

Esse cansaço afeta diretamente o seu rendimento e igualmente a sua capacidade de lembra-se de coisas bobas do seu dia a dia.

Depois dessa nossa conversa, temos quase certeza que você vai pensar duas vezes antes de dormir tarde de novo não é?