Capim-limão: conheça os seus incríveis benefícios

  • Conhecendo o capim-limão
  • Suas propriedades medicinais
  • Como utilizá-lo no dia a dia

O capim-limão é uma erva de uso medicinal que possui uma série de benéficos para o nosso organismo sobretudo quanto ao funcionamento do nosso estômago.

Leia mais

Reabertura das academias: os cuidados que você deve ter

Maneiras de acabar rapidamente com o inchaço

Seu cheiro lembra inegavelmente as folhas do limão quando são cortadas e seu nome não nos deixam mentir.

Apesar do nome que escolhemos utilizar aqui, essa erva pode ser encontrada sendo mencionada por uma variedade significativa de nomes. Dentre eles estão o capim-cidreira, cidrão, erva príncipe, citronela de Java, etc. Fato é que independente do nome pelo qual é conhecida possui uma gama de propriedades medicinais que merecem a nossa atenção.

Se você vier a se interessar pelo capim-limão não precisa se preocupar quando a encontrá-lo. O mesmo é comumente comercializado em lojas de produtos naturais ou em supermercados na secção de produtos naturais.

Mas afinal, para que serve essa planta? Vamos descobrir?

Capim-limão é um excelente antioxidante

A planta de capim-limão possui muitos compostos com ação antioxidante como é o caso dos flavonoides, dos terpenos e igualmente os compostos fenólicos.

Dentre os benefícios esperados pode melhorar significativamente o processo digestivo. Igualmente o uso da planta pode tratar disfunções no estômago, aliviando dores. Por essas funções pode ser um complemento ao tratamento de eventuais alterações.

Com suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas pode ser um ótimo aliado para atenuar dores das mais diversas como dor muscular, dor de cabeça, reumatismo e tensão.

Benefícios que vão te surpreender

capim-limão

Ainda não está convencida de que vale a pena investir no uso medicinal do capim-limão?

O seu uso regular pode proteger o coração já que controla os níveis de colesterol, sobretudo o mau colesterol.

Alguns estudos ainda preliminares atribuem ao uso medicinal do capim-limão  a propriedade de combater o câncer.

Esse estudo se base na alta concentração de antioxidantes presentes que agiriam combatendo os radicais livres e em dado grau teriam propriedades anticancerígenas.

Durante os dias mais quentes temos tendência a acumular líquido. Nós mulheres detestamos a retenção de líquidos. E ela é mais comum nesse período. Isso acontece por uma reação natural do organismo, atrelada a outros fatores. Alguns destes fatores é pouca ingestão de água e excesso de sal.

Se você quer controlar a retenção de líquido e eliminar o inchaço, o capim-limão pode ser uma ótima alternativa por sua prioridade diurética. Ele atua estimulando a eliminação dos líquidos retidos e assim sendo as toxinas presentes.

Como se todos estes benefícios mencionados já não fossem bem interessantes pode ajudar ainda na melhora de quadros gripais. Isso porque pode reduzir a irritação da garganta que provoca tosse e igualmente diminui a secreção.

As suas propriedades ansiolíticas, todavia, são muito conhecidas. Por isso, o capim-limão pode ser um aliado complementar no tratamento da ansiedade e ainda de quadros depressivos.

Pela presença natural de óleo de citronela em sua composição pode ser um excelente repelente totalmente natural.

Como usar o capim-limão?

capim-limão

Você se interessou pelos benefícios do capim-limão? Para consumi-lo você não precisa ter muito trabalho, pelo contrário. Basta apenas adicionar uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água fervente.

Cubra e deixe em imersão por alguns minutos. Se preferir pode consumir tanto morno quanto gelado. O ideal é a ingestão de pelo menos três a quatro xícaras por dia.

Para ficar mais fácil você pode consumir uma pela manhã, duas a tarde e uma a noite. Assim, consequentemente você vai ingerir quatro xícaras por dia.

Para o tratamento de dores, como, por exemplo, as musculares, você pode preparar o chá similarmente. Mas ao invés de tomá-lo você deve colocar em imersão um pano limpo. Assim que umedecê-lo você o aplica no local da dor.

Compressas com capim-limão podem ser feitas três a quatro vezes ao dia, até que haja um alívio da dor.