Cabelos saudáveis: como lavá-los adequadamente

  • Cabelos saudáveis podem pesar
  • Como cuidar dos cabelos adequadamente?
  • Invista em procedimentos detox para cabelos saudáveis e bonitos

Com certeza isso já aconteceu com você. Lavou o cabelo com os seus melhores produtos e então após horas a fio ele secou  pesado e sem movimento. Você tem ideia do por que isso acontece? Cabelos saudáveis também pode acabar ficando assim. Nós vamos te mostrar porquê.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar

Relacionamentos interpessoais: como melhorar os seus?

Por que meus cabelos saudáveis estão ficando com aspecto pesado?

Se mesmo após lavar os seus cabelos e ainda assim eles ficarem com aspecto de pesado, sem movimento e com aparência de oleoso talvez isso tenha acontecido por três fatores diferentes. O primeiro deles é o uso excessivo de produtos aplicados sobre os fios. O segundo diz respeito ao uso de produtos inadequados para o biotipo do seu cabelo. Por fim, o seu cabelo pode apresentar um aspecto pesado e sem movimento se você usa em excesso produtos leave in ou leave on.

Tudo isso que listamos acima pode deixar os seus fios pesados e sem movimento algum, mesmo tendo acabado de lavá-los.

Além disso, a remoção incompleta dos produtos utilizados como condicionador e máscara de tratamento, assim como o processo irregular de limpeza também pode contribuir para cabelos pesados, mesmo os cabelos saudáveis. O processo de limpeza inadequado promove o sufocamento do folículo capilar e o enfraquecimento da fibra capilar. Isso ocorre porque há uma concentração de resíduos, células mortas, impurezas e ademais.

Mas afinal, como evitar cabelos saudáveis de desenvolverem um aspecto pesado e oleoso? É simples! Com a adoção de alguns cuidados diariamente.

Lavagem correta para cabelos saudáveis

cabelos saudáveis

Um dos passos mais importantes para ter cabelos saudáveis e sobretudo para que ele não fique com aspecto pesado é a lavagem correta dos fios. Nunca, em hipótese alguma, aplique shampoo nos fios. A aplicação do shampoo deve se restringir unicamente ao couro cabeludo. A recomendação é que o produto seja diluído. A proporção é de uma colher de sopa de shampoo para três ou quatro de água.

Quanto a aplicação, não utilize as unhas e massageie o couro cabeludo no sentido de crescimento dos fios, como se partindo do couro cabeludo para as suas pontas.

Como você pode perceber não lave o cabelo correndo. É preciso principalmente tempo e sobretudo cuidado para evitar cabelos pesados e com aspecto oleoso.

Invista em um detox de vez em quando

cabelos saudáveis

Você já lavou os cabelos e sentiu que eles continuavam sujos? Ou ainda que o seu couro cabeludo não foi completamente higienizado? Isso acontece principalmente pelo acumulo de impurezas que mencionamos acima.

Para evitar esse quadro é recomendado investir em um detox de vez em quando. Produtos anti resíduos, tão como esfoliantes, ajudam na remoção das impurezas por completo. Mas é preciso se ater se o seu cabelo precisa mesmo de um produto assim.

Esfoliantes e shampoos anti-resíduos podem desequilibrar o couro cabeludo. Isso demandará de cuidados após a sua aplicação. Uma hidratação é excelente após o uso do produto.

Escolha o produto adequado

cabelos saudáveis

Cabelos saudáveis são tratados com produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Ou seja, é preciso que você escolha cremes que atendem ao biotipo do seu fio. O que vai fornecer a ele todas as vitaminas e minerais para permanecerem saudáveis.

Bons produtos são aqueles mais naturais. Ou seja, livres de parabenos, corantes e conservantes. Utilize e invista em produtos que estimulam e conservam a microbiota do seu couro cabeludo.

Uma dica é a cada dois meses, mais ou menos, trocar os produtos que você utiliza. Isso acontece porque os seus cabelos precisam de novos estímulos. Novos estímulos favorecem o desenvolvimento saudável dos fios.