Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

  • O mercado de trabalho recomeça a contratar
  • Veja dicas importantes de como se dar bem na entrevista de emprego
  • Esteja disponível

Aos poucos a economia do Brasil começa a dar ares de que vai melhorar. O caminho ainda é longo e estamos apenas no começo. Como sabemos que algumas áreas estão recomeçando a contratar, trouxemos aqui dicas de como se dar bem na entrevista de emprego.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar

Contrato de aluguel saiba como funciona esse documento

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e atualmente não basta apenas ter um bom currículo. Além de um bom currículo é preciso se sair bem na entrevista.

Pensando em ajudar quem está em busca de colocação no mercado do trabalho ou recolocação, reunimos aqui algumas dicas de como se sair bem na entrevista de emprego. Vamos lá?

Conheça a empresa antes da entrevista de emprego

Um erro comum que até candidatos experientes acabam cometendo é quanto a não conhecer previamente a empresa para o qual estão se candidatando.

É fundamental que você faça a lição de casa antes de ir para a entrevista. Ou seja, é imprescindível que você pesquise tudo o que puder sobre a empresa, desde seus valores, a missão e posicionamento de mercado.

Toda e qualquer informação sobre a empresa pode te ajudar a se sair bem caso eventualmente haja perguntas sobre a atuação dela no mercado.

Reveja o seu currículo

entrevista de emprego

Às vezes o currículo está pronto há muito tempo e nem nos lembramos exatamente do que está colocado lá.

Por isso, é importante que você reveja as principais experiências que estão no seu currículo.

Alguns entrevistadores tendem a questionar o candidato sobre experiências passadas que constam no currículo e às vezes até mesmo o motivo do desligamento. Assim sendo, capriche nas respostas e caso seja questionado sobre seu currículo mencione as boas experiências que teve.

Você está em um reality show

entrevista de emprego

Há alguns reality’s em que os participantes são filmados vinte e quatro horas por dia. Algumas empresas começam a avaliar o candidato assim que ele chega na empresa.

Assim sendo se comporte como se você estivesse em um reality. Seja respeitosa, cordial e trate a todos bem.

Para que você tenha ideia, algumas empresas colocam os candidatos em salas para que aguardem a realização da entrevista. Nessa sala eles são monitorados quanto ao que dizem, ou fazem.

Não são a grande maioria das empresas a fazer isso, mas ainda assim não podemos ignorar que acontece e você deve estar preparada.

Escolha bem a roupa para a entrevista de emprego

entrevista de emprego

Alguns candidatos erram na hora de escolher a roupa porque não acreditam que ela é um fator avaliativo. Mas sim, a roupa com a qual você vai a entrevista é avaliada.

Por isso, ao escolher a roupa, lembre-se sempre de ir bem vestida. Claro que bem vestida não significa usar uma fantasia, mas roupas bem passadas, alinhadas e em perfeitas condições.

Nada de ir a entrevista com roupas manchadas, furadas ou com rasgos.

Se você não sabe exatamente o que vestir lembre da velha regra de que mais é menos e fique no básico.

Para o caso das mulheres, nada de saltos muito altos ou maquiagem pesada. Aqui novamente o menos é mais e você deve evitar exageros.

Nada de roupas muito extravagantes, prefira roupas com formas e recortes mais simples.

Esteja disponível ao fim da entrevista de emprego

Não existe um manual dê certo e errado em como se comportar em uma entrevista de emprego.

Se você não quer fazer feio, independente de como você autoavalie o seu desempenho na entrevista se mostre disponível. Em outras palavras, disponível para um eventual contato que possa ocorrer. É uma excelente forma de finalizar a sua participação no processo seletivo.


Publicado

em

por