Tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar

  • Cronograma capilar: o que é e como funciona?
  • Os benefícios do cronograma
  • Dicas diversas para ter cabelos saudáveis

Com a popularização das mulheres buscando a transição para os cabelos naturais, o cronograma capilar acabou ganhando adeptas em todo o país. Essa aceitação se dá porque o cronograma atende tanto quem está buscando os fios naturais quanto para mantê-los saudáveis após conquistá-los.

Leia mais

Meditação é fácil e traz uma série de benefícios, pratique

Metabolismo lento: o porquê você não emagrece

Cronograma capilar explicado

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para o seu cabelo. É uma rotina de cuidados que você adota e tem como principal objetivo cuidar dos cabelos danificados e mantê-los saudáveis.

O cronograma envolve a hidratação dos fios, a reconstrução e a nutrição dos mesmos. A elaboração do cronograma tem como base uma agenda de cuidados na qual a cada dia você deverá aplicar um produto específico para os seus fios.

Como sabemos, os nossos cabelos são expostos diariamente a uma série de fatores danosos, desde poluição ao uso de secadores e chapinhas. Estes agentes podem causar muito mal aos fios deixando-os fracos, quebradiços e sem vida. Pensando nisso, surgiu o cronograma capilar que tem primeiramente o objetivo de deixar os seus fios saudáveis novamente e mantê-los assim por mais tempo.

É uma excelente alternativa para quem possui a agenda corrida, por exemplo. Não tendo com isso muito tempo para cuidar de si mesma, uma vez que pode ser facilmente adicionado a rotina de cuidados normais.

O fio de cabelo é um tipo de célula formada sobretudo por proteínas, gorduras e água. Os agentes agressivos que comentamos acima favorecem a perda destes componentes. Embora seja algo natural, deixa os cabelos fragilizados. Para evitar danos maiores aos seus fios existe o cronograma capilar. O cronograma tem a função de hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Como funciona?

cronograma capilar

Se você se interessou pelo cronograma capilar, mas não sabe como de fato ele funciona vamos te explicar. Primeiramente, é preciso estabelecer que o cronograma é aplicado por um mês. Ou seja, durante esse tempo você realizará a aplicação de sete máscaras de hidratação, quatro máscaras de nutrição e uma de reconstrução.

Para que o cronograma funcione como o esperado e que você possa assim aplicar as máscaras na quantidade certa é fundamental adotar o cronograma três vezes por semana.

Nos outros dias em que você não estiver seguindo as etapas do seu cronograma capilar o recomendado é utilizar os cremes rotineiros, como seu shampoo e condicionador.

O cronograma, de modo geral, estrutura que as hidratações devem abrir a semana. A hidratação deve ser seguida pelo procedimento de nutrição que é finalizado com a restauração. Isso na semana em que ela ocorre. Após a realização da única reconstrução do mês você acaba intercalando com outra máscara de hidratação depois de nutrição.

O que utilizar e outros cuidados?

cronograma capilar

A cada etapa do seu cronograma capilar você deverá sobretudo utilizar os produtos correspondentes específicos para aquele fim. Se você está em um dia de hidratação invista em produtos hidratantes e assim por diante. Quando o assunto é nutrição os melhores produtos apresentam em sua composição óleos naturais.

Para não estragar os benefícios do seu cronograma capilar, nunca lave os cabelos em água excessivamente quente. A água quente faz muito mal para os fios, prejudicando-os severamente.

O shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e não no comprimento dos fios. Antes de aplicar o shampoo, no entanto, o ideal é dilui-lo em água.

Para potencializar os efeitos benéficos do cronograma, lembre-se sempre de massagear o couro cabeludo. A massagem ajuda a ativar a circulação do local. A melhor circulação, por exemplo, favorecerá o transporte de oxigênio e igualmente o fornecimento de nutrientes, vitaminas e mineiras.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: