Metabolismo lento: o porquê você não emagrece

  • Por quê o meu metabolismo está lento?
  • Metabolismo lento pode ser resultado das suas escolhas alimentares
  • Dica extra para acelerar o metabolismo

Você está aproveitando a pandemia e as medidas de distanciamento social para perder aqueles quilinhos. Tem investido pesado na dieta e, na prática de exercícios físicos de maneira regular. Apesar de tudo isso não tem visto resultado? A culpa pode ser do metabolismo lento.

Leia mais

Parar de fumar: dicas para abandonar o cigarro

Pós pandemia: o retorno aos salões de beleza é seguro?

Da mesma forma que existem alimentos e hábitos que podem favorecer o nosso metabolismo, levando-o a trabalhar de maneira mais rápida, há comportamentos que retardam o metabolismo, deixando-o lento. O problema do metabolismo lento é que a perda de peso acaba comprometida uma vez que o seu corpo passa a gastar menos calorias em suas atividades diárias.

O primeiro passo para vencer o metabolismo lento

O primeiro passo para vencer o metabolismo lento é investir em um exame que investigará se você possui intolerância quanto a algum alimento ou apresenta disfunções hormonais. Esse é o primeiro passo porque às vezes o seu metabolismo pode estar trabalhando de maneira lenta visto que você está ingerindo alimentos que o seu corpo não consegue metabolizar.

Quando ingerimos alimentos que o nosso organismo não consegue digerir há um processo de inflamação e todo o metabolismo desacelera e diminui o ritmo.

Ao realizar esse exame descartamos a possibilidade de o seu metabolismo estar sendo comprometido por questões patológicas.

Agora que descartamos essa possibilidade, vamos conhecer alguns hábitos que também desaceleram o nosso metabolismo e que você talvez nem tenha ideia.

O consumo de alimentos industrializados

Com a correria do dia a dia temos cada vez mais recorrido aos alimentos industrializados para nos alimentar. E você sabia que o consumo destes alimentos pode atrasar significativamente o nosso metabolismo? O que acontece é o seguinte, alimentos industrializados possuem muitos conservantes e substâncias sintéticas estranhas ao nosso corpo. Essas substâncias quando ingeridas causam uma reação inflamatória uma vez que o nosso organismo não as reconhece. Esse processo inflamatório retarda o metabolismo e compromete o gasto calórico.

Assim sendo, aposte em uma alimentação mais natural. Como dizem, descasque mais e desembale menos.

Durma pouco e tenha o seu metabolismo mais lento do que uma tartaruga

metabolismo lento

Nos perdoe a brincadeira, mas é verdade. Mais do que o que colocamos em nosso prato, as noites de sono podem interferir de maneira efetiva no trabalho do nosso metabolismo. E aqui não estamos falando apenas de quantidade de horas dormidas, mas sobretudo da qualidade do sono tido.

Noites mal dormidas dificultam com que o corpo produza determinados hormônios que favorecem o bom metabolismo e o emagrecimento como um todo.

Evite óleos, mesmo aqueles saudáveis

Para quem pensa que o único óleo que deve ser evitado é o vegetal, está enganada. Óleos tidos como saudáveis como o de gergelim ou abacate, por exemplo, quando utilizados em excesso também podem ser prejudiciais. Quando em nosso organismo podem oxidar e atrasar o bom funcionamento do nosso metabolismo retardando a queima de calorias.

Evite o consumo de açúcar

metabolismo lento

Além de obviamente atrapalhar o processo de emagrecimento diretamente, o açúcar ainda retarda o metabolismo e compromete o seu funcionamento. O açúcar gera um pico instantâneo de energia e rapidamente se transforma em gordura e a sensação de cansaço e fome retomam.

Além disso, o açúcar pode causar estufamento e aumento das medidas. Sem contar que açúcar gera compulsão, quanto mais você ingere açúcar maior a sua vontade de ingerir açúcar.

Dica extra para acelerar o metabolismo

metabolismo lento

Após vencer estes maus hábitos que atrapalham o seu metabolismo você pode investir em uma bebida termogênica que vai dar um up no funcionamento do seu organismo como um todo. Estamos falando do chá-verde, além dos benefícios já comprovados para a saúde, pode ser um ótimo aliado para o emagrecimento.