Meditação é mais fácil do que parece, pratique

  • ,Os benefícios da meditação
  • Mindfulness tem se destacado e prega atenção plena ao momento presente
  • Formas de adicionar a prática de meditar a sua rotina

Muitas pessoas acreditam que a meditação é uma prática difícil. Mas adiantamos que é mais fácil do que parece e mais do que esvaziar a mente, o mais importante  é controlar a ansiedade durante a prática.

Leia mais

Relacionamentos interpessoais: como melhorar os seus?

Metabolismo lento: o porquê você não emagrece

O meditar ao longo da história

meditação

Há muito tempo se fala da meditação e dos seus benefícios para seus praticantes. Desde 1970 são estudados os benefícios que a prática regular pode proporcionar. A lista é grande. Vai desde a redução dos hormônios relacionados ao estresse, assim como os níveis de ansiedade, o controle da dor crônica, melhora do quadro de insônia e desconforto corporal.

Além destes benefícios, ainda está associada a promoção da melhor qualidade de vida e aumento da resposta imuno. Apenas com esses benefícios você já deveria estar convencida a investir na meditação. A meditação, ainda assim, é mais fácil do que parece. Nós vamos te mostrar. Primeiramente porque existem diferentes tipos e com certeza um deles vai ser perfeito para você.

Mas antes, se você ainda tem dúvidas dos surpreendentes benefícios da meditação, veja só: além de promover o relaxamento, a prática de maneira regular pode mudar significativamente estruturas cerebrais que coordenam nosso corpo, nossas respostas, comportamentos e afins.

Todas as técnicas de meditação que trouxemos hoje são inspiradas no Mindfulness ou Atenção Plena. Essa modalidade de meditação tem ganhado muitos adeptos principalmente pelos benefícios que promove e pela facilidade com que pode ser colocada em prática.

Resumidamente, o Mindfulness é uma prática que objetiva a atenção plena ao presente evitando. Esse comportamento, por exemplo, evitaria reações automáticas que são muito comuns. Com a atenção totalmente focada no presente, espera-se que o indivíduo possa ter respostas e reações mais sábias e assertivas para cada situação do seu dia a dia.

Meditação do trabalho

Essa é uma forma simples de colocar em prática a ideia do Mindfulness. Consiste em tentar focar a sua atenção unicamente em uma tarefa que está desempenhando. Por exemplo, a leitura desse texto. Você conseguiu se concentrar nele? É isso que  a Atenção Plena prega.

Se você tiver dificuldades para focar a sua atenção em cada trabalho feito, lembre-se de retomar cada vez que se distrair. Esteja focada seja comor for em cada uma de suas atividades.

A meditação da maçã

meditação

Essa é uma outra forma de meditação ainda assim focada no presente e que é bem interessante. Nela é proposto que o indivíduo concentre-se puramente no processo de consumo de sua maçã. Cada momento é importante é merece atenção. Pegue a maçã com calma, olhe, lave-a, seque-a. Aprecie a sua forma, as suas cores, a sua textura, tudo isso antes da primeira mordida.

Após a primeira mordida, saboreie lentamente o seu gosto, a textura em sua boa, a sua cor interna. Essa prática é uma excelente opção principalmente para quem sofre com compulsão alimentar. Entretanto, ele não substitui acompanhamento médico e uso de medicamentos quando é o caso, mas pode ser uma aliada interessante.

Meditar caminhando, a meditação do caminhador

meditação

Nesse parágrafo você vai conhecer essa prática que também é muito boa. Primeiramente, para realizá-la você deve estar em um ambiente espaçoso. O ambiente precisa ser, em segundo lugar,  além de espaçoso, silencioso. Nele você não deve ser interrompida. Em pé, com os pés alinhados aos ombros vá brincando de inclinar o seu peso para a direita, depois para a esquerda.

A cada movimentação do peso corporal concentre-se, sobretudo nas reações causadas em seu corpo. As tensões, os estímulos, as sensações. Logo depois essa brincadeira, dê alguns passos. A cada passo sinta o solo abaixo dos pés. Sinta as reações que o movimento provoca. Em conclusão, esteja atenta a cada milímetro do seu corpo.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Meditação é mais fácil do que parece, pratique

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: