Pós pandemia: o retorno aos salões de beleza é seguro?

  • Os salões de beleza estão abertos: você frequentaria?
  • Estes estabelecimentos devem seguir os protocolos sanitários para garantir segurança aos frequentadores
  • Conheça os protocolos que devem ser rigorosamente seguidos

 Apesar de termos colocado pós pandemia, não significa que a pandemia de fato passou e já estamos em uma nova página desse livro chamado 2020. O que queremos dizer é que após quatro meses de isolamento social e quarentena, algumas localidades de nosso país passam a ter uma flexibilização das atividades econômicas.

É o que acontece em sua cidade? A questão aqui é que embora tenhamos nos dedicado a cuidar dos nossos cabelos em casa, eles praticamente gritam por cuidados dos salões de beleza, mas será que já é seguro ir? É sobre isso que conversaremos com você hoje.

Leia mais

Medo: entenda quando se torna excessivo e prejudicial

Anti-espinha: adote uma alimentação especial

Pós pandemia: posso ir aos salões de beleza?

salões

Apesar de queremos retomar a vida normal, não podemos ignorar que apesar do termo pós pandemia, o coronavírus está ai e tem vitimado muitas pessoas diariamente. Por isso, se você pretende frequentar os salões de beleza, busque aqueles que tem agido com responsabilidade. É claro que você também deve assumir esse comportamento responsável, mas sobretudo busque pelos estabelecimentos que tem respeitado os decretos em vigor e as medidas de segurança.

São essas medidas que permitiram a abertura destes estabelecimentos e o seu cumprimento é que vai permitir que possam continuar operando.

Os salões de beleza precisam estar preparados

salões

Durante o período de isolamento muitas empresas investiram em treinamentos para que a sua equipe esteja preparada para o atendimento respeitando todas as medidas de distanciamento e segurança. Com os salões de beleza não foi diferente e justamente por isso priorize os estabelecimentos que aproveitaram esse tempo para se prepararem para a retomada.

A Associação de Salões de Beleza do Brasil, que é a organização que representa a categoria, ofereceu durante o período de isolamento cursos on-line sobre as recomendações para a reabertura destes locais.

Medidas de segurança para frequentar os salões de beleza

 

Aqui reunimos alguns dos principais procedimentos de segurança que devem ser adotados pelos frequentadores e pelos colaboradores que atuam nos salões.

O uso da máscara é obrigatório para todos, sem exceção, durante todo o tempo em que estiverem dentro do estabelecimento.

No interior do salão é necessário o respeito ao distanciamento de um metro e meio entre os presentes. Por conta disso a capacidade de atendimento deve ser reduzida para o comprimento deste distanciamento que é muito importante agora nessa retomada.

Outro protocolo fundamental é o oferecimento de álcool gel em toda a estrutura do salão e área de desinfecção das mãos e sapatos para entrada e saída do local.

Uma dica nossa é que caso você realize procedimentos em que é possível usar a máscara face shield use, ela garante melhor proteção em combinação com a máscara social.

O salão deve permanecer aberto por seis horas, no caso de São Paulo, consulte o tempo previsto em sua cidade ou estado. No tempo em que o local estiver fechado para o atendimento ao público o mesmo deve ser desinfectado para abertura no dia seguinte.

Outros poréns que não devem ser ignorados

salões

Mesmo que o salão que você frequente cumpra todos os requisitos de segurança e você se sinta segura em frequentar, cuidado. O recomendado ainda é espaçar as idas ao local para evitar a exposição e sobretudo a saída de casa quando a mesma pode ser evitada. Ou seja, não recomendamos que você vá ao salão toda semana.

Outra dica por nossa conta é que você não leve acompanhante, ainda não é o momento para bater papo no salão. A quarentena não acabou e o isolamento social deve ser mantido, assim como todas as medidas de segurança já anunciadas.