Parar de fumar: dicas para abandonar o cigarro

  • Parar de fumar engorda?
  • Se sim, o que fazer para contornar esse problema?
  • Como parar de fumar? Dicas para abandonar o vício

Algumas pessoas decidem parar de fumar, mas tem medo de engordar com a decisão. Embora muitos fatores interfiram no ganho de peso quando o vício do cigarro é abandonado, esse medo tem fundamentação.

Segundo um estudo realizado com uma pequena amostragem, cerca de cinquenta e sete porcento das mulheres que conseguiram parar de fumar engordaram no decorrer de um ano. Desse total a grande maioria engordou até quatro quilos. Uma parcela pequena, cerca de apenas doze porcento, chegou a engordar mais de dez quilos.

Se você está disposta a parar de fumar, mas não quer engordar, reunimos aqui dicas importantes para esse processo.

Leia mais

Pós pandemia: o retorno aos salões de beleza é seguro?

Hábitos para ter mais energia durante todo o dia

Os fatores que podem culminar no ganho de peso ao parar de fumar

parar de fumar

Há quatro fatores diretamente envolvidos no ganho de peso ao abandonar o vício do cigarro. O primeiro e o mais importante é que o cigarro costuma ser, para quem fuma, uma válvula de escape para as crises de ansiedade. Ou seja, se você não tem mais o cigarro poderá facilmente recorrer à geladeira para compensação e isso pode gerar um ganho de peso.

O segundo fator tem relação com a necessidade da oralidade. Quem fuma tem uma vontade de ocupar a boca, se não há o cigarro poderá recorrer à comida para fazer essa troca. O terceiro fator por sua vez é que a nicotina presente no cigarro acelera o metabolismo e consequentemente a queima de calorias. Se você continuar a comer o que sempre comeu, vai acabar engordando. O quarto fator ligado diretamente com o terceiro é que a nicotina bem como outras substâncias tóxicas presentes no cigarro neutralizam as papilas gustativas e deixam os alimentos sem sabor. Com o abandono do cigarro você voltará a sentir o sabor do que está comendo e pode acabar consumindo além da conta.

Mas o que fazer então para que o desejo de parar de fumar não se torne um pesadelo?

Primeiro passo: determine a data

parar de fumar

Para que você comece o seu processo de abandono do cigarro determine a data em que esse rompimento irá ocorrer. No dia anterior fume seu último cigarro e jogue fora todos os maços abertos e fechados. O ideal é agendar uma data para daqui a uma ou duas semanas, para que você tenha tempo para se acostumar com a ideia.

Cuide da sua alimentação e exclua alimentos calóricos demais

O que você tem em casa pode ser um aliado ou um inimigo no processo de parar de fumar sem engordar. Por isso, elimine da sua casa todos os alimentos calóricos. Alimentos como bolachas doces, recheadas, guloseimas, chocolates e correlatos devem ser excluídos. Tendo estes alimentos em casa é mais provável recorrer a eles em um ataque compulsivo ou ansioso.

Deixe a sua casa repleta de alimentos saudáveis que poderão ajudar nesse momento. Biscoitos ricos em fibra e alimentos caloricamente pobres são os mais indicados. Até a boa e velha pipoca é uma ótima opção. Nesse caso, sem óleo.

Uma opção que também pode favorecer em caso de um ataque ansioso é ter sempre a mão frutas já lavadas e cortadas prontas para o consumo.

Exercite-se ao parar de fumar

Se você está tentando parar de fumar e não quer engordar uma dica é compensar a questão do metabolismo com a prática de atividades físicas regularmente. Com a ausência da nicotina que acelera o metabolismo e potencializa o gasto de calorias, você precisará compensar essa queda para evitar engordar.

Se você já pratica alguma atividade aumente a sua intensidade ou a periodicidade do treino para ter um gasto maior. Se você não treina está na hora de começar. O ideal é exercitar-se pelo menos três vezes por semana.