Hábitos para ter mais energia durante todo o dia

  • Hábitos simples para o dia a dia não ser um peso para você
  • Tudo começa na noite anterior
  • O café da manhã pode fazer a diferença

Muitas vezes temos rotinas exaustivas e é difícil manter a energia em alta o tempo todo. Mas é possível ter mais energia com mudanças sutis em nossa rotina. Pensando nisso, trouxemos um apanhado de hábitos simples para ter mais pique para o dia a dia.

Leia mais

Álcool gel: cuidados necessários quanto ao uso das crianças

Cabelo branco: entenda porque o seu está ficando assim cedo

O dia a dia não deve ser um peso

Resolvemos abrir com esse intertítulo porque muita gente tem essa impressão ao levantar da cama. Você mal adormeceu e o despertador já vem literalmente lhe tirar o sono. O dia começa como um peso sobre os seus ombros cansados. Mas sabia que não precisa ser assim? Com mudanças simples na sua rotina você conseguirá ter mais energia e encarar a sua rotina de cabeça erguida.

Abaixo você encontra hábitos para ter mais energia e vitalidade. São mudanças simples que podem fazer toda a diferença.

Hábitos para ter mais energia: passe a dormir bem

hábitos

Esse sem dúvida é o primeiro passo para que você tenha mais energia ao longo do seu dia. O que acontece é o seguinte. O estresse oxidativo dá sono e queda de energia. O estresse oxidativo é resultado de um desequilíbrio entre agentes oxidantes, ou seja, os radicais livres e os antioxidantes no cérebro.

Ao longo do dia o nosso corpo desempenha uma série de atividades/funções que infelizmente favorecem o acúmulo de radicais livres. Entretanto, é a noite que o nosso sistema desliga, durante a noite de sono que os nossos neurônios “se higienizam”, por assim dizer. Em outras palavras, eles buscam estabelecer um equilíbrio entre ambos os fatores, radicais livres e antioxidantes. Se você não dorme de maneira adequada e aqui não estamos falando apenas de quantidade mas também de qualidade, o seu cérebro já acorda cansado. Como uma reação em cadeia a sua produtividade será menor e você não terá energia. Dormir bem é um dos hábitos fundamentais para se ter mais energia.

Hábitos simples para ter mais energia: aposte no café da manhã

hábitos

Claro que aqui estamos falando de investir em alimentos nutricionalmente ricos e não calóricos. O que acontece é o seguinte: logo quando acordamos, nosso corpo libera na corrente sanguínea o cortisol. Ele é o responsável por nos manter despertos e proporcionar uma resposta mais rápida do nosso corpo logo pena manhã. Essa liberação é algo totalmente natural e nem por isso ruim.

Quando realizamos um bom café da manhã diminuímos a presença do cortisol na corrente sanguínea e aumentamos a presença de serotonina e dopamina. Ambas são conhecidas por estarem associadas ao bem-estar e ao prazer.

Um bom café da manhã é composto por carboidratos integrais e boas fontes de proteína. Invista em ovos, leite e abacate.

Não deixe a água faltar

hábitos

Se você quer ter energia para as suas atividades diárias, não deixe faltar água. A água é responsável por inúmeras funções vitais, dentre elas, o transporte de nutrientes. Quando a água falta, todos os processos são severamente prejudicados e você sente desânimo. Por isso o recomendado é beber pelo menos dois litros de água diariamente. Pode parecer muito em um primeiro momento, mas você pode fracionar ao longo de todo o dia.

A regra aqui é preferir a água mesmo, nada de sucos ou café. A falta de água no organismo pode até mesmo causar a impressão de fome. Por isso, se você tiver acabado de se alimentar e bater a sensação de fome, beba um pouco de água. Se a suposta fome passar, era apenas sede.