Cabelo branco: entenda porque o seu está ficando assim cedo

  • Por que temos cabelos brancos?
  • Quais os motivos para o cabelo branco precoce?
  • A influência do fumo para o surgimento dos fios brancos

Para nós, mulheres, o indesejável cabelo branco tende a aparecer por voltar dos 35 anos. Ou seja, se ele está aparecendo antes disso talvez seja por conta de um destes motivos. Vem com a gente e descubra o porquê do embranquecimento dos seus fios tão precocemente.

Leia mais

Argila na pele: como usar e aproveitar todos os seus benefícios

Hipnose clínica: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O cabelo branco é algo natural e faz parte da vida

Sabemos que os cabelos brancos são totalmente naturais e que marcam o envelhecimento de todo e qualquer ser humano. Nem por isso gostamos quando eles começam a aparecer em meio as nossas madeixas.

O cabelo branco nada mais é, na verdade, do que a falta de melanina no folículo capilar. Não que elas deixem de existir com o passar dos anos. Mas conforme a idade vai avançando, a melanina é produzida com menos eficácia e os fios começam a embranquecer. É comum que este processo ocorra nas mulheres por volta dos 35 anos, mas nada impede que isso surjam mais cedo.

O principal motivo para que o seu cabelo fique branco cedo infelizmente não pode ser contornado. Se trata da genética, ou seja, se o seu pai ou a sua mãe tiveram o embranquecimento dos fios precocemente você certamente também terá. Agora se ninguém na sua família teve este problema e você é a pessoa sortuda a apresentar o cabelo branco ainda na casa dos vinte ou no início dos trinta, pode ser que haja um motivo que não genético para isso ocorrer.

Aqui reunimos os principais motivos que podem levar ao embranquecimento dos fios precocemente.

A falta de vitamina B12 pode justificar o cabelo branco

cabelo branco

A vitamina B12 também é denominada de cianocobalamina ou cobalamina. Ela é responsável dentre outras coisas pela formação das nossas hemácias e atua no nosso sistema nervoso. Não se sabe diretamente qual a relação, mas segundo um estudo indiano realizado em 2016, pessoas com baixos níveis de vitamina B12 apresentaram surgimento precoce de cabelo branco.

Preliminarmente sugere-se que a relação se daria porque para que as células do folículo capilar se espalhassem pelo couro cabeludo era necessário a síntese do material genético. Para que a síntese ocorra, todavia, é necessário a vitamina B12.

Para tanto é fundamental incluir alimentos ricos em vitamina B12 em sua alimentação diária. Dentre os alimentos que sugerimos temos o leite e seus derivados, carne de porco, salmão e atum, por exemplo.

Fumar pode te deixar de cabelo branco

cabelo branco

Se você fuma, deveria parar por uma série de motivos, que não só o cabelo branco. O cigarro e o hábito de fumar é extremamente prejudicial e pode causar desde enfisema pulmonar a diferentes tipos de câncer e envelhecimento da pele. E sim, também pode levar ao embranquecimento dos fios precocemente. Assim como a falta de vitamina B12 estaria associada aos cabelos brancos o fumo também e há um forte palpite de porque isso ocorra. Segundo cientistas o cigarro aumentaria a concentração de radicais livres que dificultaria a produção de melanina pelo folículo pilar.

Vida estressante, cabelos brancos

cabelo branco

A relação entre o elevado nível de estresse e os cabelos brancos é clara para nós que temos rotinas estressantes e vemos os fios brancos polvilharem em nossa cabeça.

Apesar de ainda não haver comprovação científica que coloque fim a essa questão, alguns estudos preliminares associaram o estresse a presença dos fios brancos. Os estudos foram realizados com camundongos e o resultado foi que aqueles que estiveram submetidos a situação de estresse apresentaram maior desenvolvimento de fios brancos. Embora não possamos espelhar este resultado para seres humanos tudo indica que há sim relação entre o estresse e o cabelo branco. Alguns outros estudos defendem que essa relação existe apenas em quem já possui pré-disposição genética para os fios brancos que surgem de maneira precoce. Todavia, invista em atividades que mantenha seus níveis de estresse controlado.