Pandemias já existentes na história antes da Covid-19

  • Conhecendo outras pandemias que acometeram a humanidade
  • Conheça a pandemia que matou mais de setenta e cinco milhões de pessoas
  • Pandemia erradicada

Atualmente tudo o que vemos e ouvimos tem direta relação com a pandemia causada pela Covid-19. Não poderia ser diferente, afinal apesar dos avanços que temos tido frente a redução no número de casos e consequentemente de óbitos, a situação ainda é séria. Hoje resolvemos, entretanto, abordar uma outra perspectiva relacionada a pandemia. Você sabia que já vivemos outras pandemias ao longo dos anos? Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Leia mais

Açaí: conheça um dos alimentos mais consumidos do país

Argila na pele: como usar e aproveitar todos os seus benefícios

Pandemias no trajeto da história da humanidade: Peste bubônica

A nova pandemia causada pelo coronavírus tem preocupado todo o mundo, o que não poderia ser diferente uma vez que já infectou milhares de pessoas e ocasionou a morte de tantos outros. Mas o que pouca gente sabe é que na história da humanidade já vivemos outras pandemias semelhantes que mudaram completamente a história humana. Uma dessas pandemias foi a pandemia da Peste Bubônica.

A doença foi causada pela bactéria Yersinia pestis. A doença é ocasionada pelo contato com pulgas e roedores infectados e os seus sintomas podem ser desde dores de cabeça a dores musculares. Outro sintoma comum do quadro é o inchaço nos gânglios linfáticos da axila, pescoço e virilha.

É a patologia responsável pela Peste Negra que dizimou entre setenta e cinco a duzentos milhões de pessoas. Segundo estudos, foi a Peste Bubônica a responsável por reduzir o número de pessoas na Terra em pelo menos cem milhões de pessoas. Essa pandemia ocorreu no século catorze.

Ainda uma pandemia: Cólera

A primeira pandemia causada pela Cólera é datada de 1817. Mas o último surto de casos aconteceu no ano passado no Iêmen. No meio de tudo isso temos uma vacina para prevenção. De fato a história da Cólera é realmente impressionante.

O fato é que a bactéria causadora do quadro, a Vibrio cholerae, sofre mutações e pode acabar infectando as pessoas novamente, o que torna a vacina não assim tão eficaz. Desde a primeira manifestação pandêmica de 1817, a Cólera afetou severamente o Haiti em 2010. No ano passado, no Iêmen, o total de mortos pela doença chegou a quarenta mil.

Atualmente é tido como uma patologia mais comum em países subdesenvolvidos uma vez que pode ser contraída por meio do consumo ou contato com alimentos e água contaminada.

Doença erradicada a mais de vinte anos: Varíola

pandemias

A Varíola atualmente é considerada uma doença erradicada desde 1980 graças a descoberta da vacina a  campanha de imunização em massa que foi realizada. Todavia, antes do surgimento da vacina a patologia acometeu a humanidade por mais de três mil anos. Tendo sido contraída pelo rei Luís XV, o faraó Ramsés II e a rainha da Inglaterra Maria II.

Era uma doença transmitida de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias, assim como o Covid é atualmente.

Gripe espanhola: mais uma das pandemias da história da humanidade

pandemias

A gripe espanhola apresentava os mesmos sintomas que hoje a Covid-19 manifesta. É responsável por ter matado mais de quarenta milhões de pessoas durante o século dezenove. No Brasil vitimou de maneira fatal o então presidente da república em 1919. Segundo registros, a doença veio para o país advindo da Europa por meio de um navio denominado de Demerara com pessoas infectadas que desembarcaram no Recife, no Rio de Janeiro e igualmente em Salvador.

Dizem que o surgimento da caipirinha estaria associado a busca por uma cura caseira que seria resultado da mistura de limão, mel e cachaça.