Argila na pele: como usar e aproveitar todos os seus benefícios

  • Conhecendo um pouco sobre a argila e suas propriedades
  • Argila na pele: o que você precisa saber
  • Qual a aplicação de cada cor?

A argila apresenta as mais diferentes cores. Para citarmos apenas algumas temos a rosa, verde, branca e preta e cada uma delas promete atender a uma necessidade em especial. Algumas garantem combater a oleosidade, outras diminuir a acne, ou ainda melhorar o aspecto geral da pele.

Leia mais

Cuidados com a pele durante o inverno, com dicas e muito mais

Compulsão alimentar: saiba o que é e o tratamento

Antes que você pense em duvidar dos efeitos da argila na pele, há até mesmo uma terapia que utiliza as mais diferentes cores de argila com o objetivo de desintoxicar e promover a regeneração do corpo. Estamos falando da geoterapia que em tradução livre pode ser entendido como terapia da terra.

Você sabe o que é argila?

Se você acredita que a argila é terra, você está enganada. A argila é, na verdade, resultado do envelhecimento dos chamados cristais de rochas. Sua composição é de partículas muito pequenas do que chamamos de silicato. Além do silicato há ainda oligoelementos que podem ser desde magnésio, zinco, cobre, titânio, selênio, dentre outros.

A depender da fonte de onde é extraída, a argila pode, sobretudo, apresentar substanciais diferenças na concentração de silicato e oligoelementos. Essas diferenças fazem com que cada tipo seja mais indicada para uma determinada função. Apesar das diferentes funções que cada cor de argila pode ter, nenhuma delas perde as funções principais que são a capacidade anti-séptica, a capacidade de absorção e o poder cicatrizante.

Viu como de fato a argila aplicada na pele pode ser um excelente cuidado para ter a pele dos seus sonhos?

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar o produto continue com a gente que explicaremos tudo.

Argila na pele: como usar adequadamente

argila

A argila pode ser diluída em água e aplicada no rosto como uma máscara, ou pode ser misturada com um creme para aplicação. No caso da diluição em água é recomendado evitar preparar a sua máscara com água diretamente da torneira. Essa orientação é devido à alta presença de cloro que pode acabar minando os efeitos benéficos da sua máscara.

Algumas pessoas acreditam que ao aplicar a argila na pele é necessário esperar pelo menos vinte minutos sem deixar que a mesma seque. A verdade é que não há problema algum se ela secar. O que ocorre é que a argila na pele ao secar fica mais difícil de ser tirada, o que pode gerar uma irritação. Se retirar com cuidado, não há mal algum que a argila seque no seu rosto.

Alguns usuários e entendedores do assunto asseguram que há ainda uma forma de potencializar ainda mais os seus benefícios. A ideia aqui é colocar o produto no sol por cerca de pelo menos trinta minutos antes do uso. Isso aumentaria a concentração de energia e consequentemente os seus resultados.

Conhecendo as indicações de uso de cada argila

argila

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a argila e acima de tudo sobre a sua aplicação na nossa pele, reunimos aqui algumas informações sobre a finalidade de cada cor.

Comecemos pela branca que é uma das mais comuns e assim como a verde é muito utilizada. Por sua alta concentração em cálcio e magnésio acaba sendo um excelente cicatrizante e agente calmante para peles irritadas e com ferimentos, além de atuar como um bom hidratante.

O grande uso da verde na pele não poderia ser por nada. A argila verde é uma das mais completas e possui uma variedade significativa de minerais em sua composição. Dentre as indicações de uso estão, a princípio a redução da oleosidade evitando o incomodo problema da acne. Também pode ser utilizada sobre o couro cabeludo como forma de prevenção ao desenvolvimento de agentes parasitários.

A rosa por sua vez atua similarmente reduzindo a vermelhidão na pele muito comum quando temos algum tipo de irritação seja ela qual for.

A dourada, entretanto, possui a ação detox indicada para quem deseja mandar embora todas as toxinas presentes na pele.