Açaí: conheça um dos alimentos mais consumidos do país

  • A frutinha mais amada do Brasil
  • Reduz o colesterol ruim
  • Outros benefícios que o açaí promove

O açaí sem dúvida alguma é um alimento muito apreciado em todo o país. Em algumas localidades o consumo é feito de maneira diferente, mas o que é fato é que independente da forma e dos acompanhamentos é um alimento muito presente para nós brasileiros. Mas você conhece os benefícios deste roxinho? Vamos conhecer?

Leia mais

Suculentas: como cuidar corretamente da sua

Cuidados com a pele durante o inverno, com dicas e muito mais

O açaí que conhecemos e os benefícios que vamos descobrir

O açaí às vezes acaba sendo lembrado como um alimento calórico. De fato é realmente muito calórico, mas as propriedades nutricionais do alimento podem ser muito bem aproveitadas quando consumido com moderação.

Por conta dos benefícios nutricionais que o seu consumo pode proporcionar tem sido o foco de inúmeros estudos que cada vez mais tem despertado o interesse da maioria das pessoas. Aqui separamos os melhores e mais importantes benefícios do consumo deste pequeno fruto da região Norte do país.

Consumo de açaí derruba colesterol ruim

Este é um dos principais destaques entre os benefícios que o açaí promove, redução do colesterol ruim. E não, não é uma hipótese. Esse benefício foi comprovado por meio de um estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, no qual foram utilizados dois grupos diferentes. Um destes grupos fez o consumo de um suco da fruta diariamente, enquanto o outro não. Após três meses, o grupo que fez o consumo teve uma diminuição significativa do colesterol ruim, o LDL. A explicação estaria na presença de fitosteróis e antocianinas. Ambas atuam juntas reduzindo a absorção do colesterol e a formação de placas nos vasos sanguíneos.

Fortalece o sistema imunológico

açaí

Neste momento em que tanto falamos sobre a importância de um bom sistema imunológico, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, o açaí promoveria uma resposta positiva nos mecanismos de defesa do nosso organismo. De acordo com essa pesquisa, a fruta tem em sua composição uma substância chamada de arabinogalactana que atuaria estimulando uma melhor resposta imuno do nosso corpo. O que nos deixaria mais resistentes a eventuais infecções.

O consumo de açaí reduz as chances de desenvolvimento do mal de Alzheimer

Um estudo feito na Austrália tem assimilado o consumo de açaí a diminuição das chances de desenvolvimento do Alzheimer. Segundo o estudo em questão, a fruta, quando regularmente consumida diminuiria o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. Igualmente reduziria a presença de uma proteína denominada de beta amiloide. Ambos estariam envolvidos em quadros de Alzheimer.

Atua no processo de emagrecimento

açaí

Pode parecer contraditório, mas o açaí realmente auxilia, ou melhor, pode auxiliar no processo de emagrecimento quando bem utilizado em uma dieta balanceada.

O açaí é tido como um alimento calórico, e de fato realmente é, mas a presença das antocianinas regula as células de gordura e promove saciedade. Essa combinação pode favorecer o processo de emagrecimento, para tanto é preciso atenção a quantidade consumida e também aos acompanhamentos. Aqui nada de investir em açaí com leite ninho e leite condensado.

Quanto consumir de açaí para obter esses benefícios?

açaí

Como comentamos, essa frutinha pode proporcionar uma série de benefícios, mas é calórica e deve ser consumida com moderação. Mas então qual a quantidade recomendada para o consumo?

A quantidade indicada de açaí é de em média cem a duzentos gramas apenas três vezes por semana. Mais do que isso você poderá estar comprometendo os benefícios e favorecendo eventualmente um ganho de peso. Por isso invista no açaí em pequenas porções e sem acompanhamentos calóricos.