Cuidados com a pele durante o inverno, com dicas e muito mais

  • Entenda porque a pele necessita de cuidados especiais no inverno
  • Quais são as dicas?
  • Cuidados com a pele já fragilizada

À época mais fria do ano é querida por alguns, amada por tantos outros e detestada por uma série de muitas outras pessoas. Para aqueles que amam as baixas temperaturas, é hora de investir nos casacos bem agasalhados e nos chocolates quentes. Para quem não gosta tanto assim a recomendação é quase a mesma, afinal ninguém gosta de passar frio.

Leia mais

Hipnose clínica: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Relacionamento abusivo: como descobrir se você está em um?

Mas independente de quem ama ou detesta o frio, quem precisa de mais atenção nessa época é a nossa pele.

Isso mesmo, com a baixa umidade do ar a nossa pele pode acabar ficando ressecada e isso pode fazer com que a nossa barreira de proteção seja afetada. Como reação em cadeia é comum sofremos com dermatites e infecções neste período. Mas o que fazer então? Investir em cuidados com a pele próprios para o inverno. Vem com a gente e descubra como manter a pele bonita e saudável durante esse período.

Cuidados com a pele: por onde começar?

cuidados com a pele

Além do ressecamento da pele pela baixa umidade do ar, o que pode acontecer também é o seguinte: durante os períodos mais frios bebemos menos água. Isso reflete diretamente na hidratação da pele que passa a apresentar um aspecto mais ressecado. Os banhos mais quentes durante o inverno também tem lá a sua parcela de culpa, uma vez que favorecem o ressecamento e prejudicam a efetividade da barreira protetora da nossa pele.

Então, se você percebeu que as temperaturas começaram a cair é hora de investir na proteção da sua pele. Dentre os cuidados com a pele neste momento está a hidratação. E não estamos falando apenas da hidratação diretamente feita sobre a pele que é muito eficaz, mas também da hidratação do corpo como um todo. Isso porque como vimos, a quantidade de água ingerida afeta a aparência da nossa pele.

Outra alternativa é sem dúvida o cuidado com a temperatura dos banhos. Banhos muito quentes não são ideais e para quem já sofre com algum problema de pele como acne ou psoríase a situação tende a se agravar. Por isso invista em banhos mornos e relaxantes. Após o banho a aplicação de um bom creme hidratante fecha com chave de ouro o seu rito de cuidados com a pele.

Mas e se a minha pele já tiver sofrido os danos do frio, o que fazer?

Cuidados com a pele já fragilizada

cuidados com a pele

Se você não conseguiu adotar plenamente as nossas dicas e a sua pele acabou ficando ressecada e com aspecto de vermelhidão nós podemos te ajudar. O primeiro passo aqui é entender que cada pele é exposta em grau e intensidade diferente aos agentes externos e que os cuidados podem variar entre cada tipo de lesão.

Por exemplo, há quem exponha o rosto a maquiagem, como um agente externo, outras pessoas, que não utilizam o produto, a expõe apenas a poluição. Assim como a exposição a fatores danosos é distinto entre as pessoas, os tratamentos também.

Em alguns casos a utilização de cremes reparadores e calmantes pode fazer toda a diferença em outras talvez seja necessária a utilização de pomadas antibióticas com corticoides.

Uma forma de proteger a sua pele e mantê-la longe do ressecamento é por meio das máscaras de hidratação que são ótimas durante o inverno. Investir em cuidados com a pele com a utilização de óleos hidratantes também é bom. A única recomendação aqui é que os produtos sejam escolhidos com cuidado para cada região. Por exemplo, os cremes e óleos corporais não devem ser utilizados no rosto. No rosto a recomendação são produtos mais leves.