Relacionamento abusivo: como descobrir se você está em um?

  • Relacionamento abusivo existe sim e precisamos falar dele
  • Relacionamentos abusivos causam a sensação de aprisionamento
  • Chantagem é característico em relacionamentos disfuncionais

Certamente você já deve ter ouvido a expressão “relacionamento abusivo”. Com toda certeza se você já não passou pela terrível experiência de estar em um deve imaginar que isso nunca aconteceria. Seja lá por quais motivos for, você, caso nunca tenha vivido um relacionamento abusivo, deve acreditar que não terá nunca essa experiência. E se disséssemos que às vezes as marcas de um relacionamento abusivo podem não ser percebidas em um primeiro momento? E se te disséssemos que você pode estar vivendo um relacionamento abusivo e nem ter se dado conta disso? Preocupante, não é?

Leia mais

Visagismo: o que é e o que ele diz sobre você

Glúten: Saiba o que é e descubra se faz mal ou não

Por isso é fundamental identificar os primeiros sinais de que algo não vai bem e é sobre isso que falaremos hoje.

Relacionamento abusivo existe sim

Os relacionamentos abusivos começam quase sempre de um relacionamento dos sonhos e se manifesta com a intimidade. A depender dos agentes envolvidos pode gerar quadros graves e comprometer completamente a vida da pessoa afetada por ele. Em casos mais leves é possível sentir-se mal e triste costumeiramente sendo este um dos primeiros sintomas, indícios, de que o relacionamento não vai lá muito bem. A vítima do abusador sente-se sempre com medo e triste de modo geral. Mas este são apenas alguns dos indícios, abaixo colocamos uma pequena lista das manifestações presentes em relacionamentos abusivos.

Relacionamento abusivo: você pensa que não consegue sair do relacionamento

Ao contrário do que pode parecer, um relacionamento abusivo pode se manifestar em qualquer instância de interação humana. Isso mesmo, os relacionamentos abusivos não estão restritos aos relacionamentos amorosos, podendo se manifestar em laços familiares, de amizade e igualmente no âmbito profissional.

Quando se está em um relacionamento mesmo que tenha conseguido terminar, dar um tempo ou mesmo se afastar da pessoa de uma forma ou de outra vocês acabam voltando. Às vezes a volta é até mesmo motivada pela possibilidade de mudança do outro, o que não ocorre.

Se você está em um relacionamento abusivo vai sentir que não consegue sair dele. Vai se sentir prisioneira emocional do outro da mesma forma que vai ter o seu senso de percepção totalmente prejudicado.

Na relação onde um dos dois é abusivo há um desequilíbrio entre as forças, ou poder do casal, fazendo com que um se sinta sempre oprimido também.

Alterações na percepção

relacionamento abusivo

Falamos um pouco sobre isso, mas neste tópico vamos destrinchar melhor o que queremos dizer aqui. Em um relacionamento tóxico ou abusivo, a vítima nunca vai se achar boa o suficiente para sair do relacionamento em que está. E o pior, ela passa a atuar comportamentos cada vez mais agressivo e violentos do outro, tudo unicamente por acreditar que não é boa o suficiente para outra pessoa.

Neste caso o problema também é do agressor uma vez que é ele o responsável por implantar essa relação de total dependência afetiva.

A vítima não mais se enxerga como tal e passa a duvidar de sua própria capacidade.

Chantagem é característico nestes relacionamentos

relacionamento abusivo

Se você está em um relacionamento abusivo sem dúvida alguma, deve vivenciar muitos episódios em que acaba cedendo aos pedidos do outro por mera chantagem. A chantagem é muito comum em um relacionamento abusivo e a carga emocional é tão grande que você realmente acaba fazendo coisas das quais não gostaria de fato de fazer.

Ajuda para enfrentar um relacionamento abusivo

relacionamento abusivo

O primeiro passo para sair de um relacionamento abusivo é buscar ajuda psicológica para que seja capaz de voltar a se enxergar como tal. Pode não parecer importante inicialmente, mas a partir do instante em que a sua autoestima é reconquistada e você sai do quadro de vulnerável, o abusador não terá mais tanto poder sobre você. Dado este passo sair do relacionamento será mais fácil, mas ainda difícil e doloroso. Contar com o apoio da família é fundamental neste momento.