Visagismo: o que é e o que ele diz sobre você

  • O que é visagismo e como funciona?
  • Ideia geral que embasa o conceito de visagismo
  • O que a sua aparência pode dizer sobre você

Você já ouviu falar de visagismo? Algumas profissionais que trabalham com design de sobrancelhas podem acabar adotando as técnicas do visagismo para determinar qual o melhor formato para o seu rosto. Entretanto, o termo visagismo vai muito além do modelo da sua sobrancelha e pode determinar muito do que os outros pensam sobre você ao te olhar. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Leia mais

Glúten: Saiba o que é e descubra se faz mal ou não

Mel: benefícios do composto que você deveria conhecer

Visagismo: o que é?

visagismo

O visagismo nada mais é do que refletir ou revelar qualidades, ou características da personalidade de um indivíduo por meio de sua aparência física. Em outras palavras, utiliza-se da linguagem corporal de modo a destacar particularidades de uma pessoa. É uma forma de visualmente revelar qualidades internas por meio da aparência.

Para que o resultado esperado pelo visagismo seja alcançado podem ser utilizados desde cortes de cabelo, penteados, coloração e maquiagem, além de uma série de outros procedimentos estéticos que podem ser adotados.

Antes que você se pergunte como o trabalho deste profissional se desenrola é preciso antes de mais nada que o visagista conheça a pessoa na qual ele vai intervir. A partir de então, usa de todos os mecanismos possíveis para exaltar suas particularidades.

Antes que você comece a se questionar se o visagismo possui ou não utilidade é preciso destacar que quando temos uma imagem pessoal visual diferente de como nos enxergamos ou internamente somos, essa diferença pode acabar fomentando uma série de problemas. Alguns destes problemas são de ordem psíquica.

Como o outro nos enxerga também está envolvido com o visagismo

visagismo

De acordo com um estudo realizado por uma universidade norte-americana, é por meio do nosso rosto que em milésimos de segundos as pessoas podem concluir possíveis individualidades sobre cada um de nós. Ainda de acordo com os estudos propostos pela universidade, apesar de culturas diferentes, épocas distintas e correlatos, há ideais únicos que expressam determinadas mensagens. Por exemplo, as pessoas acreditam que algo é belo porque lhe passa equilíbrio estético (dentre outras coisas). Este é apenas um dos exemplos.

Reforçando essa teoria do visagismo, um estudo em campo realizado com populações indígenas destacou que pessoas com rostos mais achatados que lembram rostos de bebê são tidas como mais inocentes.

Se você ainda está em dúvida sobre a importância do visagismo, veja: se a sua aparência não condiz com aspectos da sua personalidade, as pessoas podem concluir uma imagem errada de ti. E isso afetará sumariamente suas relações interpessoais como um todo.

O que o visagismo diz sobre você

Reunimos aqui algumas respostas, por assim dizer, com base no visagismo, sobre suas características físicas.

A cor dos seus cabelos é um dos pontos da nossa construção visual que expressam características de nossa personalidade. Os cabelos de tom castanho tendem a passar estabilidade, natureza e segurança. Quanto mais claros mais suavidade e leveza dão a pessoa. Por falarmos em leveza, os cabelos loiros trazem a ideia de leveza, alegria e característica de espontâneo.

Além da cor, o formato dos cabelos também traz aspectos da sua personalidade principalmente para os outros, como eles nos veem. Cabelos lisos perpassam a ideia de um perfil de liderança, cabelos cacheados por sua vez estão associados a uma personalidade mais volátil, livre, sem amarras.

Os lábios também denotam características nossas. Os lábios mais finos são assimilados a uma pessoa mais tímida, reclusa e introvertida. Os mais grossos levam a ideia de uma personalidade forte, determinada e autêntica.

O nariz é englobado no conceito de visagismo. O modelo mais arrebitado ao contrário do que pode parecer não traz uma ideia de arrogância, mas de alegria e comunicatividade. O nariz largo está atrelado a líderes e pessoas fortes. O nariz fino projeta a ideia de pessoas adaptáveis.