Fortalecendo a sua imunidade: conheça chás para turbiná-la

  • O poder dos alimentos para fortalecimento da imunidade
  • Fortalecendo a sua imunidade por meio do chá de sabugueiro
  • O alho pode ser um grande aliado da sua imunidade

Muito temos ouvido falar sobre a imunidade durante a quarentena. De fato pessoas com melhor resposta imunológica são menos susceptíveis a desenvolver quadros agravados de Covid-19. Mas afinal, como podemos atuar fortalecendo a nossa imunidade e tornando o nosso corpo mais resistente a vírus e bactérias nocivas? É sobre isso que falaremos hoje.

Leia mais

Visagismo: o que é e o que ele diz sobre você

Falhas que você comete que prejudicam sua imunidade

Fortalecendo a imunidade por meio da alimentação

Fortalecendo

Alguns alimentos e ervas são utilizados como medicamentos, por assim dizer, a muitos e muitos anos, para não dizermos séculos. Atualmente, devido ao avanço da ciência e tecnologia não faltam estudos que atestem cada vez mais uma gama ilimitada de benefícios que podemos obter por meio dos alimentos certos.

Apesar, entretanto, deste cenário, é preciso destacarmos que não há nenhum alimento capaz de atuar como preventivo ou ainda como responsável pela cura de qualquer patologia. Todo tratamento de qualquer que seja a enfermidade deve ser feito por um médico responsável que saberá quais as melhores alternativas para o referido caso. O que defendemos aqui é que existem sim alimentos e ervas que atuam fortalecendo a nossa imunidade. Com este reforço, digamos que nosso corpo estaria mais preparado para o combate a infecções.

Aqui temos uma nova ressalva, apesar de serem alimentos e ervas totalmente naturais é preciso que tenhamos cuidado com o uso. Há para algumas pessoas a ideia de que porque algo é natural não causa mal ao seu usuário. Às vezes, há sim reações indesejáveis mesmo quando consumimos um determinado alimento e aqui não seria diferente.

Mas calma, não precisa se assustar, se usados com moderação e bom senso praticamente não há riscos no consumo de nenhum dos alimentos aqui propostos. Vamos a eles?

Chá de sabugueiro

Fortalecendo

O sabugueiro é uma erva que vem sendo utilizada desde o século doze. Dentre as suas propriedades medicinais está a capacidade antiviral associada sobretudo a presença de flavonoides. Costumeiramente este chá é utilizado quando há quadros de gripes, resfriados e para o controle dos sintomas da sinusite.

Para prepará-lo é muito simples, basta ferver cerca de cento e cinquenta ml’s de água e adicionar de três a quatro colheres de sobremesa da erva. Deixe em infusão por pelo menos dez minutos. Tome pelo menos duas xícaras ao longo do dia.

Com esta bebida você estará fortalecendo a sua imunidade dos principais vírus que causam gripes.

Fortalecendo a sua imunidade com alho

Ele é querido por alguns, detestado por tantos outros, mas sem dúvida amado pela grande maioria. Estamos falando do alho. O mesmo já é referenciado por suas propriedades medicinais desde o Egito Antigo e desde então não faltam estudos e pesquisas que comprovam a sua eficácia.

Atualmente encontramos vários produtos substratos do alho, são cápsulas, óleo e até mesmo em pó. É um poderoso agente contra infecções respiratórias.

A sua capacidade de fortalecer a nossa imunidade e deixar o nosso corpo mais resistente a presença de microorganismos está associada a alicina. A alicina presente no alho é igualmente responsável pelo cheiro característico do alimento.

Apesar de mencioná-lo como alimento o consumo para obter todos estes benefícios é por meio do chá de alho. Para prepará-lo amasse uma porção correspondente a uma colher de sobremesa e coloque em água em ponto de fervura. Cem ml’s de água são suficientes. Deixe em infusão por pelo menos dez minutos. Tome de duas a três vezes ao dia.