Mel: benefícios do composto que você deveria conhecer

  • Mel: da produção ao consumo
  • Tipos para você escolher
  • Quais os benefícios?

Quando éramos crianças certamente comíamos uma colherada de mel principalmente na casa de nossas avós. Infelizmente com o passar dos anos não levamos o produto para nossas casas e tão pouco para o consumo dos nossos filhos. A questão é que o mel é um composto muito benéfico e sem dúvida alguma deveria fazer parte da nossa rotina.

O mel: da produção ao consumo

mel

O mel é resultado do néctar das flores e de excreções produzidas pelas abelhas. É um produto rico em carboidratos e açúcares e como tal é uma excelente fonte de energia. Dentre as propriedades mais notórias está a sua ação antimicrobiana, ou seja, o composto é capaz de destruir microorganismos eventualmente danosos antes que os mesmos adentrem e se alojem em nosso organismo.

Além desta capacidade, o mel é um antioxidante natural, e um poderoso agente sobre a nossa microbiota intestinal. Nesta última o que acontece é o seguinte, quando consumido, o mel atua favorecendo o desenvolvimento de microorganismos benéficos para o nosso corpo.

Ainda precisa de mais? O composto é rico em diversos nutrientes dentre eles ferro, potássio, sódio, cobalto, cálcio, manganês, magnésio e cobre. Pela presença de potássio estaria atrelado ao controle da pressão arterial.

Tipos para você escolher

mel

Você sempre acreditou que houvesse apenas um tipo de mel, não é? Pois, você estava sendo enganada este tempo todo. Vamos conhecer as variações encontradas no mercado? Antes vamos a algumas considerações. Para determinar a variedade em questão do composto é preciso levar em consideração a florada sobre a qual ele foi produzido. A florada corresponde as flores as quais as abelhas retiraram o néctar para a produção do mesmo. A depender da florada o mel apresenta variações em sua cor, aroma e claramente sabor.

O mais comum a ser consumido em nosso país é a variedade silvestre. O mesmo é oriundo de várias flores distintas que dão origem ao produto. Possui benefícios interessantes sobre a pele, a ansiedade e o estresse. Isso devido às suas propriedades calmantes. Igualmente faz bem para as vias respiratórias.

Mel da flor da laranjeira: ao contrário do anterior seu sabor é mais suave. Similarmente possui ação calmante e traz benefícios para o sistema digestivo.

Outra variedade muito consumida similarmente é o mel de assa peixe. Suas características envolvem sabor e aroma leves e agradáveis. É capaz de promover um efeito calmante e expectorante.

Benefícios do mel

mel

Reunimos aqui mais alguns detalhes das propriedades do mel. Um dos benefícios proporcionados pelo seu consumo é o aumento da produção de serotonina. A serotonina é responsável pela sensação de bem-estar e prazer. No caso do consumo do composto, o mesmo é rico em triptofano que seria um precursor da serotonina. Ainda estaria atrelado ao seu consumo a diminuição do estresse e a promoção do relaxamento, favorecendo a indução ao sono.

Outro benefício associado ao composto é a prevenção da infecção urinária. Alguns microorganismos, dentre eles os responsáveis pela infecção do trato urinário são sensíveis à ação antimicrobiana do mel. Desta forma, atuaria sobretudo como um agente de prevenção eficaz.

Quer ter uma pela bonita e jovem? O mel pode auxiliar significativamente. Por ser um antioxidante, combate a ação dos radicais livres protegendo a pele do envelhecimento precoce, mantendo-a jovem e bonita.

Para usufruir desse benefício você consumir o mel ou similarmente utilizá-lo em produtos de beleza que o possuam em sua composição.

Recomendação para o consumo do mel

A recomendação do consumo de mel varia e muito e assim sendo deve ser estabelecido por um profissional de sua confiança. Pode ser indicado o consumo de uma colher de chá a uma colher de sopa. Tudo depende de suas necessidades energéticas diárias, dentre outros fatores. Vale reforçar, entretanto, que o consumo deve ser feito dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.