Pesadelos frequentes podem indicar uma doença

  • Transtorno do pesadelo existe e pode causar muito sofrimento
  • Outras patologias podem provocar sonhos desagradáveis à noite
  • Alternativas de tratamento para quem sofre com sonhos ruins a noite

Vez ou outra acabamos tendo sonhos desagradáveis, é normal. Aqueles sonhos em que acordamos assustados, com taquicardia e a respiração descompassada. Ter pesadelos é comum, e não indica um problema em si. O que vem a preocupar é quando o quadro de sonhos indesejáveis se torna corriqueiro e com grande carga emocional.

Leia mais

Quarentena: hábitos para manter após isolamento

Alimentos que ajudam a pele durante o verão

Pesadelos podem indicar um problema ou esconder doenças adjacentes

pesadelos

Ter sonhos que preferíamos não ter não é motivo para alarde. Mas quando a situação se torna rotineira e há grande envolvimento emocional no qual há desgaste e sofrimento é preciso atenção. Você pode estar sofrendo com o chamado transtorno do pesadelo. Quando o transtorno do pesadelo ocorre os indivíduos vitimas do problema sofrem com cansaço, além de queda no desempenho no trabalho, capacidade de memória e concentração prejudicados.

O tratamento para o transtorno envolve sobretudo a terapia comportamental, mas a depender do caso podem ser administrados medicamentos. Os medicamentos utilizados são principalmente reguladores do sono. Mas antes de ser dado o diagnóstico de transtorno do pesadelo deve ser investigado se não há doenças adjacentes que desencadeia os pesadelos. Algumas condições clínicas que veremos abaixo podem estar alterando o funcionamento cerebral de modo a desencadear os sonhos estranhos e desagradáveis. Desta forma, é preciso tratar o problema origem para que o paciente apresente melhora real em relação aos pesadelos que vem enfrentando. Buscar o tratamento unicamente do pesadelo não surtirá efeito.

Doenças que podem contribuir para pesadelos a noite

pesadelos

Algumas doenças por incrível que pareça podem contribuir para sonhos ruins. Aqui listamos algumas e porque estariam associadas a pesadelos.

Depressão: uma das doenças mais delicadas da atualidade pode contribuir para os sonhos indesejáveis a noite. Isso aconteceria porque o portador de depressão teria alterações significativas em seus padrões de sono causando despertares noturnos e pesadelos.

Apneia do sono: A apneia do sono é outra condição clínica que está diretamente relacionada aos pesadelos. No caso dos indivíduos que sofrem com a apneia o quadro de pesadelo aconteceria porque durante os episódios de engasgo haveria baixa de oxigênio no cérebro. A queda do oxigênio segundo pesquisas estaria diretamente ligada aos sonhos indesejáveis.

Ansiedade: A ansiedade já é tida como o mal do século e tem seus tentáculos sobre este problema de sonhos ruins a noite. Para pessoas que sofrem com a ansiedade os pesadelos ocorreriam devido à preocupação constante, característica do quadro. A preocupação demasiada estaria contribuindo para um quadro de sonhos negativos.

Estresse pós traumático: O estresse pós traumático pode desencadear inúmeros problemas, dentre eles os pesadelos a noite. Quando deita para dormir, uma pessoa que sofre de estresse pós traumático tende a reviver momentos complicados e totalmente desagradáveis, inclusive aquele que teria desencadeado o estresse.

Hipoglicemia: O pouco açúcar presente no sangue durante a noite provoca agitação mental, insônia e sonhos ruins.

De fato existem muitas condições médicas que podem levar ao quadro de sonhos ruins por isso é preciso que você busque um médico especializado, normalmente um psiquiatra, para que ele investigue o que poderia estar dando origem aos sonhos desagradáveis. Um neurologista também pode ser indicado.

Tratamentos para o transtorno do pesadelo

pesadelos

Se não há doenças que podem desencadear os sonhos indesejáveis possivelmente você está com o transtorno do pesadelo. Dentre os tratamentos possíveis para o quadro temos a terapia sonho lúcido. Consiste em uma técnica em que busca dar ao paciente consciência ainda durante o sonho para poder controlar o seu desenrolar evitando situações desagradáveis.