Chá de orégano: conheça os benefícios da bebida

  • Uma erva chamada orégano
  • Você disse chá de orégano?
  • Propriedades e benefícios

Você deve conhecer e estar familiarizada com o orégano na pizza e no molho. Mas já experimentou o chá de orégano? Apesar de não ser um chá muito conhecido possui um gosto particularmente agradável e, além disso traz uma série de benefícios que conheceremos hoje.

Leia mais

Chás anti-inchaço para você fazer em casa

Dermatite de contato: saiba o que é, como tratar e causas

O orégano

O orégano é uma erva aromática muito apreciada para a preparação de molhos, massa e saladas em geral. É uma erva de sabor particular e que alguns definiriam como picante.

É excelente quando adicionado a rotina diária e possui muito benefícios devido as suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

O orégano é resultado das folhas de uma planta e pode ser usado tanto fresco com já desidratado. O nome científico do tempero Origanum vulgare.

Vamos conhecer agora os benefícios?

Aqui especificamos o consumo do chá de orégano, porque nem sempre conseguimos adicionar um molho ou uma massa (no caso da massa não é indicado mesmo) no dia a dia.

O chá além de ser fácil de ser acionado a rotina ainda vai te auxiliar no consumo de líquidos e melhorar a eliminação de toxinas. Afinal quanto mais ingerimos líquido e aqui vale água, chá e correlatos naturais não adoçados, mais realizamos um tipo de limpeza do nosso organismo e eliminamos as toxinas. Mas deixamos de rodeios e vamos aos benefícios do chá de orégano. Vale ressaltar que estes benefícios se estendem também a outras formas de consumo.

Chá de orégano auxilia na recuperação de doenças crônicas

chá de orégano

O chá de orégano possui um composto denominado de carvacrol. O carvacrol é o responsável pelo cheiro e pelo sabor característico do orégano. Mas, além disso, é um excelente composto anti-inflamatório que auxilia na recuperação do organismo frente a doenças crônicas.

Os anti-inflamatórios atuam reduzindo os efeitos inflamatórios do organismo. Quanto menor a inflamação, menor a dor em casos em que o quadro inflamatório está atrelado a um quadro de dor.

Chá de orégano contra o câncer

chá de orégano

Novamente temos aqui o carvacrol e desta vez com o timol. Ambos são antioxidantes que como bem sabemos, combatem a ação dos radicais livres. No caso do chá de orégano, ambos atuam prevenindo e combatendo os danos celulares causados, o que pode ser a longo prazo benéfico no combate à alguns tipos de câncer.

Chá de orégano para infecções

chá de orégano

Por incrível que pareça ainda há muitos benefícios do chá de orégano que ainda não te contamos. Um destes inúmeros benefícios é atuar evitando a manifestação de vírus e bactérias. Vírus e bactérias quando em nosso organismo podem causar uma série de problemas, dentre eles gripes, resfriados, infecções urinárias e correlatos. No caso deste benefício em específico temos novamente a ação do carvacrol e do timol.

Para quem precisa perder peso

chá de orégano

Para quem precisa perder peso o chá de orégano também é um bom aliado. Isso porque como possui carvacrol que favorece a síntese de gordura o que leva a sua melhor queima. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias asseguram efeitos positivos para aqueles que querem emagrecer.

Vale ressaltar, entretanto, que é um aliado, mas que não fará todo o trabalho sozinho. É preciso adicionar o chá de orégano a uma rotina equilibrada e com a prática regular de atividade física.

Ação antifúngica

O chá de orégano possui ação antifúngica combatendo fungos que podem acabar se manifestando principalmente em nossas unhas. A sua propriedade antifúngica também pode combater micoses.

São inúmeros os benefícios de adicionar este chá a sua rotina. E para prepará-lo não há segredo algum, basta adicionar um pouco de orégano diretamente na água em ponto de fervura e deixar em infusão por alguns minutos.