BCAA: tudo o que você precisa saber sobre o suplemento

  • O que é BCCA?
  • Quais as finalidades do seu uso?
  • Informações importantes para você

O BCAA é um dos suplementos mais conhecidos do mundo, possivelmente ficando atrás apenas do Whey protein. Composto com o qual acaba fazendo uma boa parceria. Mas como saber o que de fato vem a ser o BCAA e quais os benefícios do seu uso para a saúde? Pensando nisso, resolvemos sanar todas as dúvidas sobre este famoso composto e você vai poder decidir se é indicado para suas necessidades.

Leia mais

Depressão na quarentena: como saber se preciso de ajuda fazendo um teste online

Florais de Bach: saiba o que é e como funcionam

O que é o BCAA?

O BCAA é uma sigla em inglês que abrevia Branched-Chain Amino Acids. Em português temos o composto como aminoácidos de cadeia ramificada. No caso do Branched-Chain Amino Acids, os aminoácidos que o compõem são a leucina, a valina e a isoleucina.

Agora você deve estar se questionando sobre o que vem a ser os aminoácidos. Os aminoácidos são moléculas, que participam do processo de formação das proteínas e trazem inúmeros benefícios para a saúde quando consumidos.

Resumidamente as proteínas são formadas por cerca de até vinte aminoácidos diferentes. No caso dos aminoácidos parte deles são produzidos pelo nosso organismo, e parte deve ser suplementado por meio da alimentação, não sendo, desta forma, produzido pelo nosso corpo.

Aqui já adiantamos os dois grupos de aminoácidos que existem, os essenciais e os não essenciais. Os essenciais são aqueles que o nosso corpo não produz. Os não essenciais são aqueles que o nosso corpo produz já em quantidade necessária para a manutenção saudável do nosso organismo.

Dentre os aminoácidos essenciais, há três que são, por sua estrutura química, ramificados. São eles, a valina, a isoleucina e a leucina que juntos são conhecidos como BCAA.

O BCAA pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como a carne de frango e a carne vermelha e em alimentos de origem vegetal, como o feijão e a soja, por exemplo.

O BCAA como suplemento e suas finalidades

bcaa

Este suplemento é muito apreciado principalmente por praticantes de atividades físicas sendo encontrado sumariamente em pó. Todavia, também pode ser consumido em pó, líquido e injetável. No caso do injetável, o seu uso é contraindicado pela classe de especialistas. Apesar de todas as polêmicas envolvendo o suplemento ele é o segundo mais conhecido e consumido do mundo, principalmente por praticantes de atividades físicas.

Dentre os objetivos do uso do BCAA estão melhorar a produção de proteínas pelo organismo, potencializando-as mais e também fornecer mais energia para o nosso corpo. Entre os principais benefícios atrelados ao uso deste suplemento temos a otimização no ganho de massa muscular que é potencializado com o uso regular.

O BCCA na prática

bcaa

Além de atuar aumentando o ganho de musculatura o BCAA atua em outras frentes. Mas antes de falarmos sobre isso vamos entender a sua relação sobre o ganho muscular. Para a produção de proteínas, que são fundamentais para a construção de músculos é preciso, níveis adequados de glicose e ATP, ou adenosina trifosfato. Para que ambos sejam produzidos pelo corpo é necessário, desta forma, aminoácidos e é ai que o nosso amigo BCCA entra.

De todas as proteínas existentes no nosso corpo, um terço é composta por BCCA.

Outro benefício do composto é retardar a fadiga durante a atividade física, uma vez que possibilita a entrada de glicose nas células. Isso ocorre porque o uso do suplemento aumenta a produção de insulina. Vale ressaltar aqui que a glicose é a principal fonte de energia para o nosso corpo, seja durante os treinos ou não.

Benefícios comprovados do BCAA

bcaa

Muitos estudos analisam os benefícios do BCAA para todos os públicos, e não apenas praticantes de atividades físicas. Dentre os benefícios que já foram atrelados ao seu consumo estão: melhora na qualidade do sono, fortalecimento do sistema imunológico, proteção contra lesões corporais e a retardação de doenças no fígado.