Depressão na quarentena: como saber se preciso de ajuda fazendo um teste online

  • A depressão pode acometer qualquer
  • Depressão na quarentena: saiba se você precisa de ajuda
  • Informações importantes

Depressão vai além de uma simples tristeza. Ela também não é coisa de “gente fraca”. É um sério distúrbio mental que pode detonar a vida das artistas mais brilhantes, das pessoas mais inteligentes, poderosas e hábeis do mundo. Neste momento em que estamos vivendo, nos sentirmos tristes, ou inseguros é comum. Mas como diferenciar de um quadro depressivo? Como identificar se estamos sofrendo ou não da depressão na quarentena?

Leia mais

Adoçantes: veja porque você deveria evitar consumi-los

Atenção aos indícios da falta de água no organismo

Com toda a incerteza que atingiu o mundo durante essa pandemia e com todas as mudanças e o isolamento social obrigatório, talvez você esteja sentindo muita ansiedade ou depressão. Mas como saber? Nós podemos te ajudar.

Livre-se do estigma, a depressão na quarentena existe

Depressão na quarentena

Existe um estigma em torno desses problemas, tanto da ansiedade quanto da depressão. Quem tem não admite, não procura ajuda. Isso porque tem medo de ser julgado pela sua família, pelos amigos, pelo parceiro. Mas a depressão é um problema sério e precisa de atenção em muitos casos.

Para saber se você tem esse problema faça esse teste de depressão on-line toda semana. Desta forma, você poderá acompanhar se precisa de ajuda. E lembre-se, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Depressão na quarentena: a vida se torna mais difícil

Depressão na quarentena

A depressão pode fazer parecer que a vida é extremamente difícil de ser levada a diante. Pode fazer parecer que nada vale a pena. A depressão na quarentena ou mesmo fora dela, pode levar a uma sensação de impotência, vontade de fazer nada, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, ausência de prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio, sofrimento emocional, etc.

Pode afetar a sua cognição, levando a falta de concentração, lentidão durante atividades ou a pensamentos suicidas. A depressão também pode levar a grande ganho de peso ou até perda de peso excessiva.

Não deixe esses problemas tomarem conta da sua vida, faça agora o teste de depressão ou o teste de ansiedade. Veja no link, recursos de onde buscar auxílio para resolver estes problemas.

A depressão na quarentena é comum?

Depressão na quarentena

Você certamente já deve ter percebido que a depressão pode acometer a qualquer um em diferentes fases da vida. Mas você sabia que a depressão na quarentena tem sido observada e o número de pessoas que estão sofrendo com o problema cresceu de modo alarmante?

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), desde o início do isolamento social e das medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, o crescimento percentual no número de casos de depressão quase chegou a cem porcento. Os dados obtidos pelo estudo denotam que das quase mil e quinhentas pessoas analisadas em vinte e três estados, noventa por cento desenvolveu um quadro depressivo ao longo de um mês.

A depressão na quarentena não foi o único quadro observado pelos pesquisadores. Ainda de acordo com este mesmo estudo, o número de pessoas com estresse agudo também sofreu oscilações e terminou em alta. As crises de ansiedade foram sentidas por mais de catorze porcento do total. Crescimento estimado de mais de setenta por cento.

A recomendação, entretanto,  para manter as coisas em dia durante este período, é buscar deixar a sua rotina e o seu dia a dia o mais próximo possível do que era antes do início da pandemia. Se não for possível, busque atividades que sejam prazerosas para você. Invista na leitura, em assistir a filmes, ou mesmo escrever. Agarrar-se ao que é bom para você pode fazer toda a diferença para manter-se mentalmente saudável durante a pandemia.