Atenção aos indícios da falta de água no organismo

  • A falta de água pode gerar problemas desagradáveis e incômodos
  • Acumulo de toxinas e problemas para sua eliminação podem indicar falta de água
  • Efeitos indesejados sobre a sua pele

Sabemos que boa parte do nosso corpo é composto por água, mas nem por isso passamos a beber diariamente a quantidade indicada deste importante líquido. Por conta disso, e da sua importância, a falta de água pode causar diversos problemas e vamos conhecer um pouco deles hoje. A manifestação destes sintomas indicam que você precisa se hidratar mais.

Leia mais

Covid-19: o que não funciona no enfrentamento ao vírus

Desnutrição: sinais que indicam o problema

Mau hálito pode ser falta de água

Cerca de sessenta porcento de tudo o que somos fisicamente, em outras palavras, o nosso corpo, é composto por água. Justamente por conta disso a sua falta pode gerar problemas dos mais diversos para o nosso organismo, dentre eles o mau hálito.

O mau hálito, também conhecido por halitose, é um problema muito incomodo e desagradável para o seu portador e pode ser causado por diversos fatores. Um deles é simplesmente a falta de água.

Você deve estar se perguntando agora como a falta de água contribui para o mau hálito. Basicamente da seguinte forma, quanto menos água você ingere, menos saliva você produz. A secura da boca propícia o crescimento e a proliferação dos microorganismos que já naturalmente estão na nossa cavidade oral. São eles os responsáveis pelo mau odor.

Caso estes indesejáveis amigos não sejam combatidos você pode facilmente desenvolver um quadro de gengivite. Isso mesmo, é fundamental manter a higiene oral em dia, mas a hidratação também é importante.

Dores de cabeça são comuns em indivíduos que apresentam falta de água

falta de água

Infelizmente não se sabe ao certo o mecanismo que ligaria a baixa ingestão de água ao aparecimento da dor de cabeça. Ao que tudo indica, a manifestação deste sintoma seria resultado da baixa produção de urina que por sua vez dificultaria a liberação das toxinas presentes em nosso organismo. Com o passar do tempo e o acumulo destas toxinas viria a dor de cabeça. A dor neste caso se assemelha bastante a dor de cabeça provocada por tensão e se manifestaria em toda a extensão da cabeça e por vezes atingindo até a nunca.

Apesar de muitas pessoas recorrerem ao analgésico nestes casos, se a sua dor for desencadeada por falta de água, ela será persistente. Não troque a hidratação pela utilização de medicamentos diversos.

Efeitos indesejáveis na sua pele pela falta de água

falta de água

Se você está deixando a hidratação de lado, certamente não vai deixar mais. A falta de água no organismo atrelado a uma alimentação desregrada está diretamente associada com a evidenciação de rugas existentes e também com a piora no aspecto geral da pele. Segundo estudos, a falta de água levaria a uma textura desagradável da pele, fazendo-a perder sua elasticidade e ficando com uma textura desagradável.

Não se sabe ao certo todas as funções que a água exerce em nossa pele, mas já está comprovado que atuaria na regeneração e na produção de proteínas.

E como eu posso beber mais água?

falta de água

Depois de conhecer apenas alguns dos sintomas da falta de água no organismo, certamente você deve estar pensando seriamente em passar a se hidratar mais. Mas como fazer isso? Há várias maneiras sob as quais você pode potencializar a ingestão de água. Podemos citar aqui, por exemplo, o uso de aplicativos que te lembram quando você deve beber água. Outra opção é levar sempre a garrafa para todos os locais, permitindo que você a utilize como um lembrete. Se você não gosta muito do sabor, sem sabor da água, pode optar por adicionar frutas cortadas e colocá-la na geladeira.