Quarentena: o que podemos tirar de bom?

  • Autoconhecimento é destaque de aprendizado nesta quarentena
  • Reconhecimento de profissionais essenciais
  • Cuidados extras com a saúde

É claro que toda esta situação provocada pelo coronavírus (Covid-19) é triste. É claro que todo este rastro de dor e sofrimento estará para sempre marcado na história da humanidade assim como outras pandemias que acometeram a sua população. Mas será que não há nada de bom que podemos tirar de tudo isso?

Leia mais

Como aproveitar da melhor forma o período da quarentena?

Como aproveitar da melhor forma o período da quarentena?

Será que nós, seres humanos, dotados de capacidade de pensamento e linguagem, não conseguiremos tirar nada desta quarentena? Nada desta pandemia que tem deixado cada vez mais um número maior de morte?

Pelo contrário, o ser humano tem mostrado que tem aprendido e muito com o processo de quarentena e isolamento social e é sobre isso que gostaríamos de conversar com você hoje.

Não se sabe ao certo como o vírus do Covid-19 teria surgido. Especula-se que teria surgido de uma sopa de morcego comercializada em uma feira típica chinesa. Morcegos são animais considerados reservatórios de potenciais vírus e bactérias prejudiciais para seres humanos. Como comentamos sobre mudanças e aprendizados com esta pandemia, o governo chinês resolveu rever a política de consumo de animais no país. Chegando a decretar a proibição do consumo de carne de cachorro.

Isso mesmo, temos aprendido com essa quarentena. Segundo especialistas, os hábitos desenvolvidos durante o período de isolamento social podem ser levados para o momento em que tudo isso chegar ao fim.

Aprendizado na quarentena: o que dizem os especialistas

quarentena

Especialistas que estão se desdobrando sobre este período de quarentena e isolamento social garantem que todo o aprendizado deste período pode e deve ser levado para o momento que se seguirá após esta pandemia.

Dá sim, para tirar lições e construir novos hábitos durante este momento de isolamento social como, por exemplo, a questão da higienização das mãos.

O hábito da constante e adequada higiene das mãos será uma prática que deveríamos levar mesmo após este período tão delicado. É uma prática que tratará muito mais qualidade de vida para todos nós.

Outro aprendizado importante que também deve ser mantido após este período diz respeito ao controle da ansiedade. Muitas pessoas têm apresentado sintomas ansiosos e tem aprendido a conviver com eles, desta maneira, este conhecimento, este autoconhecimento deve ser levado adiante. Assim como a preocupação constante com quadros ansiosos.

Durante a quarenta estamos sendo levados desenvolver a paciência também e isso é um aprendizado e tanto para a nossa vida toda.

Abaixo reunimos alguns dos hábitos que recomendamos que você leve para a vida, mesmo após o período de isolamento social, que infelizmente não sabemos quando acabará.

Participação no ensino dos filhos

quarentena

Como todos estão em casa e a rotina de praticamente todos nós mudou significativamente em relação ao trabalho e as práticas de lazer, temos o famoso tempo. Algo que muitas vezes era uma reclamação constante entre adultos, a falta de tempo, não é desculpa nesta quarentena. Todos temos tempo para o que realmente importa.

Muitos pais inclusive têm redescoberto como é participar ativa e diretamente do ensino dos filhos, auxiliando-os em suas atividades.

Se você tem filhos, aproveite inegavelmente este tempo para participar do ensino dos seus filhos e leve este hábito para após o isolamento social.

Não use a desculpa de que não terá tempo, é possível, com o estabelecimento de uma rotina, (o que muitos de nós acabou fazendo, para manter a produtividade) administrar melhor o tempo. Podendo dispensa-lo ao que realmente importa.

Valorização dos profissionais de serviços essenciais

Temos visto neste momento quão importante tem sido o trabalho daqueles que exercem atividades essenciais. Não estamos aqui falando apenas dos médicos e outros profissionais de saúde embora sejam imprescindíveis, mas também dos pesquisadores, dos entregadores, dos coletores de lixo, comerciantes e funcionários de serviços essenciais. E todos os outros profissionais que não mencionamos nominalmente aqui, mas que estão arriscando as suas vidas para manter o atendimento.

Temos aprendido a valorizar todas estas classes profissionais e assim este deve ser um reconhecimento levado adiante.

Estes profissionais são fundamentais e exercem papéis importantes na manutenção da sociedade como conhecemos.

Cuidado extra com a saúde nesta quarentena

quarentena

Nunca se falou tanto sobre reforço a imunidade. Como já podemos ver sobre a manifestação do Covid-19, ele afeta mais severamente aqueles que apresentam problemas de imunidade e possuem determinadas patologias prévias. Assim sendo, é importante investir em potencializar a imunidade por meio da hidratação, da prática regular de atividades físicas e alimentação adequada.