Como aproveitar da melhor forma o período da quarentena?

Boas práticas para que você passa esse momento sem sufoco!

É possível ver e ouvir a mesma informação todos os dias em quase todos os canais, seja na TV, no rádio ou na internet – a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta o isolamento social para que o vírus não se espalhe, trazendo dificuldades para os sistemas de saúde dos países.

Tudo bem! Muitos de nós entendemos a importância dessa recomendação. Mas isso não impede o crescimento do tédio ou a ansiedade para que a vida volte ao normal. Nesse artigo vamos trazer algumas ideias do que você pode fazer nas próximas semanas para que esses dias passem mais rápido.

1. Valorize os momentos em família

A correria do dia a dia nos leva a adotar um estilo de vida que reduz a importância do contato social com as pessoas mais próximas da gente. Aproveite o período de isolamento para estreitar os laços com quem mais quer o seu bem.

Invente atividades em grupo: desenterre jogos de tabuleiro do armário, chame sua família para uma partida de videogame à tarde ou, quem sabe, uma maratona de série na Netflix. O importante é promover o sentimento de união.

2. Aproveite para organizar a sua vida!

Das pendências profissionais à gaveta de camisetas, são tempos de colocar as coisas no lugar. Faça um grande planejamento das coisas que deseja transformar em sua vida e utilize o período da quarentena para começar a colocá-las em prática!

Separe roupas antigas para doação, livre-se de papéis guardados há muito tempo e otimize espaços como o home office, o seu quarto e a cozinha por meio da organização. Crie uma planilha de despesas mensais para cuidar melhor do seu dinheiro (e quem sabe começar a investir em apartamentos de luxo!). Limpe de uma vez por todas a área de trabalho do seu computador para aumentar sua produtividade!

3. Comece um hobby e aprenda pela internet

Pode ser um instrumento musical, novas técnicas sobre a área na qual você atua ou até mesmo um idioma. Esse é o momento perfeito para você começar um novo capítulo na sua vida. E por que não escrever os primeiros passos dele aprendendo algo novo?

Existem diversos sites com cursos pagos e gratuitos para você desenvolver uma nova habilidade. Mantenha sua cabeça em movimento para não se sentir tão parado enquanto está em casa!

4. Escolha momentos para desligar a mente

Existem atividades – repetitivas ou não – que nos levam a entrar em um estado de puro relaxamento. Cozinhar está entre elas. Claro que pode ser muito mais divertido fazer isso em dupla ou em grupo, mas o simples ato de picar alimentos nos leva para um lugar tranquilo por alguns minutos.

Outra forma de viajar é abrindo um livro e mergulhando em sua história. Agora que sobra tempo, que tal terminar aquele que está marcado há meses na mesma página?

5. Busque formas de mexer o corpo

É ótimo exercitar a mente, mas longos períodos de isolamento requerem cuidados com o corpo. Como não andamos ou vamos à academia e acabamos comendo mais, é preciso dedicar uma parte do dia à prática de exercícios.

Existem aplicativos gratuitos e dedicados especialmente ao chamado “Home Workout”. Faça uma breve pesquisa no seu smartphone, baixe e comece amanhã mesmo uma rotina mais saudável!

6. Reflita!

Com tanto tempo livre, dedique cinco minutos diários ao silêncio para organizar seus pensamentos. O hábito da reflexão poderá levar você a ser uma pessoa melhor que a que não tinha tempo para nada de alguns meses atrás.

Força! Logo a vida volta ao normal.


Publicado

em

por