Pés: Você tem dado a eles a atenção que merecem?

  • Os nossos pés merecem cuidados especiais
  • Cuidados com a sua unha
  • A hidratação da pele é um cuidado essencial

Temos procedimentos de beleza para nossos cabelos, para nossa pele, para as nossas unhas, até nossas sobrancelhas recebem atenção especial. Mas e eles? Responsáveis por nos manterem o dia inteiro, sustentando o peso do nosso corpo para lá e para cá? Sim, estamos falando dos nossos pés. Quando foi a última vez que você tirou um tempinho do seu dia para cuidar especialmente dos seus pés?

Leia mais

Atenção aos indícios da falta de água no organismo

Covid-19: o que não funciona no enfrentamento ao vírus

Para termos pés saudáveis e bonitos é necessário investir em cuidados básicos regulares. Não podemos nos esquecer que são os nossos pés os responsáveis por aguentar firmes e fortes todo o peso não só do nosso corpo fisicamente falando, mas toda a carga emocional também, de estresse e cansaço. Eles merecem atenção especial e hoje falaremos sobre isso.

Estes cuidados que separamos aqui permitirão que seus pés se mantenham sempre saudáveis e bonitos.

Os pés como estruturas complexas

pés

Entendemos os pés como partes simples do nosso corpo e que por vezes até mesmo nos esquecemos. Mas eles são estruturas complexas e que merecem toda a nossa atenção. São mais de vinte e cinco ossos divididos em tarso, metatarso e falanges. Apesar de complexos e de cada um de nós apresentar ainda particularidades sobre a forma como pisamos e o formato dos pés há cuidados básicos que você pode se beneficiar. Vamos conhecer um pouco destes cuidados?

Cuidados com as unhas dos pés

pés

Se você pode ir à manicure, a recomendação é que você a visite a cada quinze dias. Se você realiza os cuidados com as unhas dos pés em casa mesmo, o tempo entre um corte e outro é também de quinze dias. Passados este tempo, corte e lixe as suas unhas. Não é recomendado tirar nem os cantinhos, nem tampouco as cutículas. Os cantinhos das unhas podem acabar levando-as a encravar. As cutículas por sua vez, evitam a entrada de micro-organismos, atuando de modo a proteger os nossos pés.

Se você usa esmalte ou base, deixe alguns dias sem, para que suas unhas possam respirar.

Outra dica quanto as unhas, é mantê-las hidratadas, tanto as unhas quanto as cutículas e para isso você pode utilizar óleos naturais.

Hidratação da pele também é um cuidado indispensável

pés

Logo após o banho faça uma hidratação nos seus pés. A hidratação deve ser feita após o banho e antes de dormir. Este momento é ideal porque com o banho seus poros estarão abertos e os pés absorverão melhor os compostos hidratantes. Antes de dormir é quando os nossos pés poderão descansar, aumentando o momento de prazer deste importante cuidado.

Se o seu objetivo for hidratar os pés, na hora da escolha pelo creme hidrate, opte por aqueles com glicerina ou manteiga de karitê. Para selar as cutículas nada com um creme com ácido salicílico.

Para potencializar ainda mais os efeitos hidratantes, você pode envolver os pés em plástico filme e colocá-los em meias de algodão.

A higiene dos pés faz a diferença

pés

Durante o banho utilize uma espoja natural para que todos os resíduos, bactérias e células mortas sejam eliminados do seu pé. Na hora de escolher um sabonete que será o responsável pela higienize desta parte do corpo, opte por um hidratante, o mesmo evitará que a sua pele fique ressecada.

Uma esfoliação semanal cairia igualmente bem. A esfoliação além de eliminar a pele e as células mortas, deixa a pele lisinha e muito bonita. Para uma boa esfoliação você pode optar pela utilização de óleo de amêndoas com açúcar, ou outro óleo natural de sua preferência. Produtos específicos podem ser encontrados em lojas especializadas ou em perfumarias.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: